Geral
China realiza 1º voo do maior porta-drones do mundo, Jiutian
Aeronave não tripulada pode lançar cem drones kamikaze e transportar até 6 toneladas de carga, segundo mídia chinesa.
O Jiutian, considerado um dos maiores veículos aéreos não tripulados do mundo, realizou seu voo inaugural na província de Shaanxi, no noroeste da China, conforme informou nesta quinta-feira (11) o jornal chinês Global Times.
Segundo a publicação, o Jiutian é chamado de "nave-mãe para outros drones" e possui capacidade para lançar um enxame de drones, incluindo um conjunto de cem drones kamikaze.
"Construído com base em inovações tecnológicas integradas e desenvolvidas de forma independente, o Jiutian apresenta grande capacidade de carga, alto teto operacional, ampla faixa de velocidade e capacidade de decolagem e aterrissagem curtas", destaca o jornal.
O portal China Military Bugle divulgou na rede X um vídeo mostrando o primeiro voo do drone Jiutian.
O drone tem 16,35 metros de comprimento, envergadura de 25 metros, peso máximo de decolagem de 16 toneladas e capacidade de carga de 6.000 kg. A duração da bateria é de 12 horas e o alcance do voo chega a 7.000 quilômetros, segundo o Global Times.
"Espera-se que sua ampla implementação acelere a integração de cadeias industriais e inovadoras, impulsione o desenvolvimento qualitativo da economia de voos de baixa altitude e promova a inovação e a modernização do setor de aviação", afirma a publicação.
O Jiutian possui oito pilones e pode transportar bombas guiadas de até 1.000 kg, mísseis ar-ar, ar-terra, mísseis antinavio e munição de barragem.
"É adequado para uso militar e civil, incluindo operações sistemáticas, suporte de transporte e operações de resgate de emergência", completa o texto.
O drone também conta com sistema modular de carga útil, permitindo adaptações para entrega de cargas em áreas remotas, restauração de comunicações de emergência, transporte de ajuda humanitária e operações de fotografia aérea.
Entre outras aplicações estão exploração mineral, combate a incêndios florestais, patrulhas marítimas e monitoramento de patrimônio cultural.
O Jiutian foi apresentado pela primeira vez ao público durante o Airshow China 2024, realizado em Zhuhai, província de Guangdong, no sul do país.
A China tem priorizado o desenvolvimento de plataformas aéreas pesadas e autônomas como parte de uma campanha mais ampla de modernização dos setores militar e civil.
A mídia estatal chinesa classificou o primeiro voo do Jiutian como um "avanço" no desenvolvimento de grandes veículos aéreos não tripulados pelo país.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado