Geral

Casa Branca diz que Trump está frustrado com negociações entre Rússia e Ucrânia

Secretária de Imprensa afirma que presidente dos EUA está cansado de conversas improdutivas e cobra avanços concretos pela paz.

11/12/2025
Casa Branca diz que Trump está frustrado com negociações entre Rússia e Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: © AP Photo / Alex Brandon

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quinta-feira, 11, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está frustrado com as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia e declarou estar "cansado de conversas insignificantes". "Se houver uma chance real de assinar um acordo de paz, enviaremos um representante para as negociações", disse Leavitt durante coletiva de imprensa, ao ser questionada sobre uma possível nova reunião com representantes dos dois países. "Continuamos engajados em acabar com a guerra da Ucrânia", acrescentou.

Sobre a embarcação venezuelana apreendida recentemente, Leavitt explicou que o caso está em processo de confisco. "Os EUA pretendem apreender o petróleo, mas seguirão o processo legal; Trump vê a apreensão de petroleiros como parte da efetivação da política de sanções dos EUA", detalhou.

A respeito da presidência do Federal Reserve (Fed), Leavitt evitou comentar sobre a futura decisão de Trump, frisando que "essa é uma escolha do presidente". No entanto, reiterou que Trump acredita que mais ações deveriam ser tomadas em relação aos cortes de juros.

Leavitt também confirmou que os chips H200 da Nvidia serão enviados à China apenas após inspeção nos Estados Unidos, garantindo que os chips mais avançados, da linha Blackwell, não estão incluídos no acordo com Pequim.

Em relação às tensões políticas entre China e Japão, a secretária destacou que o presidente americano mantém uma "boa relação" com os líderes de ambos os países. "Trump conversou algumas vezes com a primeira-ministra japonesa desde o encontro presencial", acrescentou.