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Ventos fortes afetam mais de 100 voos em Congonhas nesta quinta-feira
Aeroporto de Congonhas registra cancelamentos devido a condições climáticas adversas em São Paulo
Os fortes ventos na região da capital paulista continuam impactando o funcionamento do Aeroporto de Congonhas nesta quinta-feira (11). Até as 15h30, foram canceladas 63 chegadas e 47 partidas, totalizando 110 voos afetados, segundo a Aena, concessionária responsável pela administração do terminal.
Na quarta-feira (10), o aeroporto já havia registrado o cancelamento de 88 chegadas e 93 partidas em razão das condições climáticas. Os ventos chegaram a atingir 90 km/h na região, mas perderam intensidade. Na manhã desta quinta, o pico registrado foi de 64,8 km/h, de acordo com a Defesa Civil de São Paulo.
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A Aena recomenda que passageiros com voos programados consultem a situação de seus voos diretamente com as companhias aéreas antes de se deslocarem ao aeroporto.
O Procon-SP informou, por meio de nota, que enviou equipes ao aeroporto para apurar reclamações de consumidores afetados, como cancelamentos e superlotação.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, quem teve o voo cancelado e não recebeu assistência material obrigatória — como hospedagem, alimentação ou reacomodação adequada — deve documentar imediatamente a situação e formalizar a reclamação.
Orientações ao consumidor
A recomendação é guardar todos os comprovantes: bilhete aéreo, cartão de embarque, e-mails de comunicação da empresa e, se possível, a declaração de contingência emitida no guichê.
Se a empresa não oferecer alimentação ou hospedagem, o consumidor deve arcar com os custos necessários e guardar notas fiscais e recibos. Com esses comprovantes, é importante registrar uma reclamação formal nos canais de atendimento da companhia aérea, anotando o protocolo. Caso a solução não seja satisfatória, deve-se registrar a ocorrência também no Procon-SP e na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
"A reclamação nos órgãos de defesa é fundamental para tentar mediar a situação e, se necessário, embasar uma futura ação judicial por danos morais e materiais", destaca o Procon-SP.
Entre os direitos dos passageiros afetados pelo mau tempo e que estão fora do município de residência estão: informação prévia sobre o cancelamento do voo nos canais das companhias aéreas; prioridade no próximo embarque da mesma companhia para o mesmo destino; remanejamento para outra companhia sem custo adicional; reembolso integral do valor pago ou hospedagem custeada pela empresa.
Se o passageiro estiver na cidade onde reside, a empresa pode oferecer apenas o transporte entre o aeroporto e sua residência.
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