Geral
Comércio perde mais de R$ 50 milhões com falta de energia em São Paulo
Prejuízo atinge setor comercial após apagão causado por fortes ventos na região metropolitana
O setor do comércio na região da Grande São Paulo deixou de faturar R$ 51,7 milhões devido à falta de energia elétrica registrada nesta quarta-feira (10). A estimativa, baseada no volume movimentado diariamente na capital paulista e no entorno, é do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP).
Segundo a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região metropolitana, mais de dois milhões de clientes ficaram sem luz ontem, quando fortes ventos atingiram o estado em razão de um ciclone formado no litoral.
Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, os prejuízos são difíceis de mensurar porque os efeitos do ciclone não foram homogêneos na capital e várias regiões ainda não tiveram o restabelecimento completo da energia.
“O impacto se dá, principalmente, pela redução das compras imediatas e das aquisições por impulso dos consumidores”, afirmou Gamboa.
Nesta quinta-feira (11), a Grande São Paulo registrou ventos moderados pela manhã, com velocidade média entre 20 e 30 quilômetros por hora (km/h), bem abaixo dos mais de 98 km/h anotados na véspera. Apesar disso, foi registrada uma rajada de 64,8 km/h no aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Várias árvores caíram sobre veículos ontem.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado