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Varejo supera nível pré-pandemia e registra alta de 9,6%, aponta IBGE
Setores como artigos farmacêuticos, supermercados e veículos impulsionam crescimento; alguns segmentos ainda enfrentam retração.
O volume de vendas do varejo brasileiro atingiu, em outubro, um patamar 9,6% superior ao registrado em fevereiro de 2020, período anterior à pandemia de Covid-19. Já o varejo ampliado — que inclui veículos, material de construção e atacado alimentício — opera 6,1% acima do nível pré-pandemia.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, os segmentos de artigos farmacêuticos, supermercados, veículos, combustíveis e material de construção mantêm desempenho acima do verificado antes da crise sanitária.
O segmento de artigos farmacêuticos está 44,3% acima do nível pré-crise sanitária; supermercados, 12,0% acima; veículos, 11,6% acima; combustíveis e lubrificantes, 8,4% acima; e material de construção, 6,7% acima.
Por outro lado, alguns setores ainda não se recuperaram totalmente: móveis e eletrodomésticos estão 1,0% abaixo do patamar de fevereiro de 2020; outros artigos de uso pessoal e doméstico, 3,9% abaixo; equipamentos de informática e comunicação, 5,5% abaixo; tecidos, vestuário e calçados, 18,9% abaixo; e livros e papelaria, 45,4% abaixo.
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