Finanças
Dia do Comerciário: categoria é uma das maiores beneficiadas pelo fim da escala 6x1
Mais de 90% dos trabalhadores do comércio têm hoje jornada superior a 40 horas semanais
O Dia do Comerciário é celebrado nesta segunda-feira, na terceira semana do mês de outubro. Nesta data, o comércio em todo o país não abre as portas, conforme estabelecido em convenção coletiva. Dados recentes indicam que, no setor, 91% dos trabalhadores formais atuam em jornada superior a 40 horas semanais. Portanto, a categoria será uma das maiores beneficiadas pela nova regulamentação.
Regra especial:
Entenda:
Uma pesquisa do Dieese revela que o setor de comércio e reparação de veículos é o terceiro com maior número de empregados contratados com jornada superior a 40 horas semanais, ficando atrás apenas da agricultura (94%) e construção (93%).
A aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que extingue a escala 6x1 não prevê apenas dois dias de folga semanais, mas também a redução da jornada máxima legal das atuais 44 horas por semana para 40 horas.
A partir de dezembro, será exigida a concessão de duas folgas por semana, e a jornada cairá para no máximo 42 horas semanais, sem redução salarial. Após 12 meses, entra em vigor a segunda etapa, na qual o limite de horas será reduzido para 40 horas semanais.
Fim da escala 6x1:
As novas regras aplicam-se a todas as empresas. Contudo, a regra específica que a própria emenda prevê para apoiar as micro e pequenas empresas ainda não existe. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), esse segmento emprega 15,7 milhões de trabalhadores, dos quais 5,5 milhões cumprem a escala 6x1, com seis dias de trabalho para um de folga. A partir de meados de dezembro, a rotina será alterada para cinco dias de trabalho e dois de descanso, sem redução salarial.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
3CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista