Finanças
Simples Nacional exigirá nota fiscal eletrônica de serviço em padrão nacional a partir de 2026
Micro e pequenas empresas deverão utilizar exclusivamente o Emissor Nacional da NFS-e para prestação de serviços; medida visa padronizar o sistema tributário e integrar dados fiscais em todo o País.
Microempresas e empresas de pequena porte optantes pelo Simples Nacional passarão a ser obrigadas a emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônico (NFS-e) em padrão nacional a partir de 1º de setembro de 2026. A determinação está prevista em resolução publicada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) no Diário Oficial da União, em 23 de abril.
A medida, imposta pela Resolução CGSN nº 189, altera as regras da Resolução CGSN nº 140/2018 e determina que a emissão das notas fiscais para prestação de serviços ocorra exclusivamente por meio do Emissor Nacional da NFS-e .
A obrigatoriedade abrange todas as prestações de serviços sujeitos à emissão de nota fiscal realizadas por empresas enquadradas no Simples Nacional, inclusive em situações em que a adesão ao regime tributário esteja em análise, sob disputa administrativa ou impedimentos legais, desde que haja possibilidade de enquadramento retroativo.
De acordo com a norma, a padronização não se aplica a operações sujeitas exclusivamente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mantendo a distinção entre atividades de serviços e de circulação de mercadorias.
Com a mudança, a Receita Federal busca uniformizar a emissão da NFS-e em todo o território nacional, reduzindo diferenças entre sistemas municipais e ampliando a integração de informações tributárias entre União, Estados e municípios. Os entes federativos poderão acessar os dados por meio do Painel Municipal da NFS-e ou de ambiente compartilhado, respeitando critérios mínimos de segurança da informação.
A expectativa é que a centralização do modelo simplifique o cumprimento das obrigações fiscais para pequenos negócios, além de fortalecer o controle tributário e a constituição de créditos fiscais em todo o país.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão