Finanças

Detran-RJ abrirá postos no sábado para emissão da nova carteira de identidade

Interessados devem agendar atendimento pelo site ou telefone; unidades funcionarão das 8h às 12h, com exceções

Agência O Globo - 21/01/2026
Detran-RJ abrirá postos no sábado para emissão da nova carteira de identidade
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) anunciou que os postos de identificação civil em todo o estado funcionarão excepcionalmente neste sábado (24) para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), mediante agendamento prévio. As vagas estarão disponíveis a partir da tarde desta quarta-feira (21).

O horário de atendimento será das 8h às 12h, exceto na unidade do Mercado Municipal de Niterói, que funcionará das 9h às 13h, e nos postos localizados em sete shoppings — Aerotown, Itaguaí Shopping Mix, Shopping Nova Iguaçu, Resende Shopping Mix, West Shopping, Guarus Shopping e Shopping Estação Itaipava —, onde o atendimento será das 10h às 14h.

De acordo com o presidente do Detran-RJ, Rodrigo Coelho, abrir os postos aos sábados é fundamental para atender ao aumento da demanda pela nova identidade. “Quem não tiver tempo de cuidar disso durante a semana poderá tirar o documento no sábado”, destacou.

Como agendar?

Para solicitar a nova identidade, o cidadão deve realizar o agendamento pelo site do Detran-RJ ou por meio do teleatendimento, nos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Documentos necessários

Para a emissão da nova carteira de identidade, é necessário apresentar:

- Certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada em cartório);
- Documento que contenha o número do CPF;
- Comprovante de residência.
Para brasileiros naturalizados, é preciso apresentar também o certificado de naturalização.

Mais de 3,5 milhões de documentos emitidos

A nova carteira de identidade, que utiliza o CPF como número único de identificação, começou a ser emitida pelo Detran-RJ em 2023. Desde então, mais de 3,5 milhões de documentos foram expedidos no estado. O órgão ressalta, no entanto, que não há necessidade de pressa: a atual carteira de identidade (RG) permanece válida até 2032.