Finanças
Galípolo se reúne com ministro do TCU para discutir investigação sobre compra do Master pelo BRB
Banco Central só teve acesso aos documentos recentemente; processo estava sob sigilo desde setembro
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, tem reunião agendada nesta quarta-feira com o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira, para tratar do processo que apura a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).
Segundo a agenda oficial, o encontro está marcado para as 11h e deve abordar os próximos passos da investigação conduzida pela Corte de Contas.
Jorge Oliveira é o atual relator do processo sigiloso no TCU sobre a aquisição do Master pelo BRB, ocorrida no ano passado. A relatoria era anteriormente de Jonathan de Jesus, que havia imposto sigilo e restringido o acesso do BC aos documentos. Jonathan também é responsável pelo processo que questiona a liquidação do Master pelo Banco Central.
O acesso do Banco Central aos autos foi liberado apenas em 15 de janeiro deste ano. Até então, a autoridade monetária estava impedida de acompanhar o andamento do caso, enquanto os advogados do banqueiro Daniel Vorcaro puderam enviar documentos e consultar o processo durante esse período.
A reunião desta quarta-feira visa definir como o caso será conduzido sob a relatoria de Jorge Oliveira. Galípolo tem buscado diálogo com ministros do TCU para evitar a reversão das decisões tomadas pelo BC no caso do Banco Master. Em setembro, o BC proibiu a compra do banco pelo BRB e, em novembro, decretou a liquidação da instituição.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto