Finanças

INSS permite consulta de reagendamento para atendimentos suspensos no fim de janeiro

Agências estarão fechadas entre 28 e 30 de janeiro; agendamentos foram antecipados para mutirão nos dias 24 e 25

Agência O Globo - 20/01/2026
INSS permite consulta de reagendamento para atendimentos suspensos no fim de janeiro
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas de 28 a 30 de janeiro devido à manutenção dos sistemas previdenciários. Os atendimentos previstos para essas datas foram remarcados e os segurados já podem consultar as novas datas e horários pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pela Central 135, até as 19h do dia 27.

Para garantir o atendimento dos segurados, o INSS realizará um mutirão nos dias 24 e 25 de janeiro, antecipando os agendamentos originalmente previstos para os dias em que as agências estarão fechadas.

Medida semelhante foi adotada no fim de semana de 17 e 18 de janeiro, quando o INSS antecipou atendimentos também programados para o período de manutenção.

Se o segurado não puder comparecer ao mutirão, o INSS assegura o reencaixe em data útil. Para isso, é fundamental consultar os canais oficiais (site, app ou telefone 135) e confirmar a nova data e horário.

Atenção: a consulta pelo site deve ser feita até as 19h do dia 27 de janeiro, pois após esse horário os sistemas ficarão indisponíveis para manutenção programada, retornando apenas em 1º de fevereiro.

Manutenção dos sistemas

Segundo a Dataprev, responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, a paralisação do atendimento presencial é necessária para melhorias nos sistemas. Os serviços digitais do Meu INSS (site e aplicativo) e a Central Telefônica 135 também ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até 1º de fevereiro.

A atualização visa modernizar as plataformas, proporcionando mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento à população.