Finanças

Usuários relatam instabilidade no aplicativo Meu INSS

Até segunda-feira, órgão atribuía problema ao aumento de acessos causado por consignados, reajuste de benefícios e nova alíquota do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Agência O Globo - 20/01/2026
Usuários relatam instabilidade no aplicativo Meu INSS
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Segurados que dependem do aplicativo Meu INSS têm enfrentado dificuldades para acessar a plataforma. As reclamações aumentaram nesta terça-feira (20) e se espalharam pelas redes sociais, com relatos de falhas, lentidão e mensagens de erro ao tentar utilizar os serviços.

De acordo com o site DownDetector, que monitora reclamações em tempo real, foram registrados 84 casos na manhã desta terça-feira, por volta das 9h, horário de Brasília. Já às 13h30, o número de notificações chegou a 31.

“Desde ontem tentando acessar o app ‘meu inss’ e sempre vem a mensagem: dados indisponíveis no momento”, relatou um usuário no X (antigo Twitter). Outro internauta afirmou que enfrenta dificuldades desde domingo: “Desde anteontem meu app não abre”, reclamou.

Um depoimento publicado na noite de ontem já indicava que o aplicativo apresentava instabilidade, sugerindo que houve apenas uma normalização parcial. “App do inss passou o dia fora, quando volta não é tudo que está funcionando”, escreveu uma usuária às 20h24.

O que diz o INSS

Em resposta à reportagem, o INSS informou que, até ontem, a instabilidade no aplicativo foi provocada por um aumento atípico no volume de acessos.

“A sobrecarga ocorreu devido à atualização da margem para empréstimos consignados, ao reajuste de benefícios e à nova alíquota do Imposto de Renda com isenção para quem ganha até R$ 5.000. Em um único dia, foram cerca de 8,5 milhões de consultas, um aumento de 143% em relação à média diária de 3,5 milhões de acessos, o que impactou o tempo de resposta do sistema”, explicou o órgão.

Essas informações foram apuradas ontem pela Dataprev, empresa responsável pelo suporte tecnológico do INSS. A reportagem aguarda esclarecimentos para saber se a instabilidade desta terça-feira tem a mesma origem ou se se trata de um novo problema.