Finanças

Anvisa determina recolhimento e suspensão de produtos alimentícios com glitter; veja quais

Resolução publicada na sexta-feira proíbe comercialização de itens da marca Morello por conterem polímeros plásticos

Agência O Globo - 19/01/2026
Anvisa determina recolhimento e suspensão de produtos alimentícios com glitter; veja quais
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de produtos de decoração de alimentos com glitter da marca Morello, após identificar a presença de polímeros plásticos nas formulações.

A decisão foi publicada em resolução na última sexta-feira (16) e abrange os seguintes produtos:

– Folha de Ouro para decoração com polímeros plásticos (todas as cores)

– Pó/Brilho (glitter) para decoração com polímeros plásticos (todas as cores)

Segundo a Anvisa, esses produtos estavam sendo comercializados para uso em alimentos, mesmo contendo substâncias não autorizadas, como glitter e plástico. A venda e divulgação ocorriam tanto em plataformas de comércio eletrônico quanto em redes sociais.

O que diz a empresa

Em nota, a Morello afirmou que os itens classificados como brilhos decorativos são devidamente rotulados como "NÃO É ALIMENTO" e têm uso exclusivo para fins decorativos.

A empresa acrescentou que os produtos classificados como corantes inorgânicos em pó para fins alimentícios (Pó para decoração) "possuem laudos técnicos, fichas técnicas e aprovação conforme exigências legais, estando aptos para consumo humano quando utilizados conforme orientação".

Ainda de acordo com a Morello, desde outubro do ano passado, após a repercussão do tema, a empresa intensificou a comunicação com lojistas e consumidores e promoveu ajustes em rótulos e etiquetas, para garantir total clareza sobre a finalidade de cada produto.