Finanças

Explosão em siderúrgica chinesa deixa mortos, feridos e desaparecidos

Incidente em fábrica na Mongólia Interior resulta em duas mortes, dezenas de feridos e oito desaparecidos

Agência O Globo - 19/01/2026
Explosão em siderúrgica chinesa deixa mortos, feridos e desaparecidos
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Uma explosão de grandes proporções atingiu uma siderúrgica no norte da China, deixando pelo menos dois trabalhadores mortos, dezenas de feridos e oito desaparecidos, conforme informações da mídia estatal.

O acidente ocorreu na tarde de domingo, em uma fábrica de chapas pertencente à Inner Mongolia Baotou Steel Union Co., localizada na região da Mongólia Interior. Imagens divulgadas pela agência de notícias Xinhua mostram uma densa coluna de fumaça elevando-se sobre as instalações.

Segundo a Televisão Central da China, dois trabalhadores perderam a vida, oito seguem desaparecidos e 84 pessoas foram encaminhadas para hospitais locais. O relatório foi publicado no site da emissora nesta segunda-feira.

Autoridades locais informaram, em coletiva de imprensa, que medidas legais já foram tomadas contra os responsáveis pelo incidente. Equipes de busca e resgate continuam atuando no local para localizar os desaparecidos e garantir a segurança da área.

A empresa confirmou as mortes e declarou que está colaborando integralmente com as investigações das autoridades. Em 2024, a siderúrgica ocupava a 16ª posição entre as maiores produtoras de aço da China, com uma produção anual de 15 milhões de toneladas, segundo a Associação Mundial do Aço.

Acidentes industriais graves já foram mais frequentes na China, mas, nos últimos anos, os índices diminuíram. Mesmo assim, episódios como este podem motivar investigações de segurança mais amplas e revisões regulatórias no setor.