Finanças

Caso Master: defesa afirma que Daniel Vorcaro colabora com investigações

Dono do Banco Master é alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira

Agência O Globo - 14/01/2026
Caso Master: defesa afirma que Daniel Vorcaro colabora com investigações
Daniel Vorcaro - Foto: Reprodução

A defesa de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master e alvo de uma operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (14), informou, por meio de nota, que o empresário tem colaborado com as investigações, embora ainda não tenha tido acesso aos autos do processo.

Além de Vorcaro, o empresário e investidor Nelson Tanure está entre os alvos da operação, assim como Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro. Zettel foi detido ao tentar embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“A defesa de Daniel Vorcaro informa que tomou conhecimento da medida de busca e apreensão e reafirma que o Sr. Vorcaro tem colaborado integral e continuamente com as autoridades competentes. Todas as medidas judiciais determinadas no âmbito da investigação serão atendidas com total transparência. A defesa não teve ainda acesso aos autos. O Sr. Vorcaro permanece à disposição para prestar esclarecimentos sempre que solicitado, reforçando seu interesse no esclarecimento completo dos fatos e no encerramento célere do inquérito. A defesa reitera confiança no devido processo legal e seguirá atuando nos autos para que as informações sejam tratadas de forma objetiva e dentro dos limites constitucionais”, afirma a defesa em nota.

Nesta fase da operação Compliance Zero, estão sendo cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além de medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 5,7 bilhões.

As investigações apuram suspeitas dos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro. As ações ocorrem em endereços localizados em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.