Finanças

Shoppings registram grande movimento no último sábado antes do Natal

Ruas do Saara também tiveram alta no fluxo. Setor prevê crescimento de 5% nas vendas em relação a 2023. Promoções incluem panetone e sorteios.

Agência O Globo - 20/12/2025
Shoppings registram grande movimento no último sábado antes do Natal
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

O último sábado antes do Natal levou milhares de consumidores aos shoppings e ao comércio de rua do Rio de Janeiro, em busca dos presentes de fim de ano. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a expectativa é de aumento de 1% no fluxo de visitantes e crescimento de 5% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023, movimentando R$ 6,2 bilhões entre os dias 12 e 24 de dezembro.

No Shopping Leblon, a previsão é de mais de 150 mil visitantes durante o fim de semana. Para atender à demanda, o centro de compras passou a abrir mais cedo, às 9h, desde 12 de dezembro. "Acreditamos que este fim de semana de 19 a 21 de dezembro vai extrapolar a já alta base de fluxo de 2024, com a vantagem de ainda termos alguns dias para atender às compras de última hora", afirma Rodrigo Lovatti, superintendente do Shopping Leblon.

Consumidores relatam que, mesmo diante dos preços elevados, não deixam de garantir ao menos uma lembrança. "Para algumas pessoas, estou comprando presentes de fato, e para outras, uma lembrancinha. Mas está difícil dar até lembrança por causa do preço", comenta a médica Anna Carolina Santiago.

O economista-chefe da CNC, Fábio Bentes, explica que os juros altos impactam o consumo neste Natal. "O Natal deste ano deverá registrar aumento nas vendas de alimentos e no setor de vestuário, com aquelas ‘lembrancinhas’ que não deixam o Natal passar em branco, além do aumento do consumo de importados", analisa.

No Botafogo Praia Shopping, a expectativa também é de 150 mil visitantes no fim de semana, com projeção de vendas 10% superiores às do ano passado. Já o Polo Saara, tradicional mercado popular no Centro do Rio, dobrou o fluxo de pessoas em relação a um sábado comum, segundo o presidente André Haddad.

Ações para atrair clientes

Para estimular as compras, os shoppings intensificaram promoções que vão desde a troca de notas fiscais por brindes até sorteios de carros. Segundo a Abrasce, 52% dos shoppings apostam em campanhas do tipo "Ganhe e Concorra", 22% em "Compre e Ganhe" e outros 22% em sorteios.

No Nova América, quem cadastrar R$ 550 em compras recebe um panetone recheado da Bacio di Latte e concorre ao sorteio de dez frigobares Coca-Cola. Até o momento, 12.826 pessoas já participaram da promoção, um aumento de 12% em relação a anos anteriores.

No Botafogo Praia Shopping, clientes que gastarem R$ 800 em compras ganham um panetone Bacio di Latte. Aqueles que atingirem R$ 1.000 concorrem a frigobares Coca-Cola e a um vale-compra de R$ 30 mil.

No Rio Sul, consumidores que cadastrarem notas fiscais que somem R$ 800 podem resgatar um panetone artesanal Pati Piva sabor brigadeiro e participar do sorteio de um Mitsubishi Eclipse Cross 0 km.

Já no BarraShopping, uma das promoções em destaque é o sorteio de sete carros híbridos entre os clientes que cadastrarem notas fiscais que totalizem R$ 900. O Plaza Niterói e o NorteShopping também apostam em sorteios de carros para atrair o público.