Finanças
Lula lamenta indefinição da Europa sobre acordo do Mercosul e diz que bloco seguirá buscando novas parcerias
Presidente diz que 'sem vontade política e coragem de dirigentes' não será possível fechar discussão que se arrasta há 26 anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, neste sábado, durante discurso na cúpula do Mercosul, a indefinição da União Europeia em relação ao acordo comercial entre os dois blocos. Lula destacou que, diante do impasse, o grupo sul-americano continuará buscando novas parcerias ao redor do mundo.
Lula reconheceu que havia expectativa de assinatura do acordo com a União Europeia nesta cúpula, mas explicou que os líderes europeus solicitaram mais tempo para discutir questões ligadas ao setor agrícola. A nova previsão é de que o acordo possa ser firmado em janeiro.
— Tínhamos em nossas mãos a possibilidade de transmitir ao mundo uma mensagem importante em defesa do multilateralismo e de fortalecer nossa posição estratégica em um cenário global cada vez mais competitivo. Infelizmente, a Europa não se definiu — afirmou o presidente. — Sem vontade política e coragem dos dirigentes, não será possível concluir uma negociação que já se arrasta por 26 anos. Enquanto isso, o Mercosul seguirá trabalhando com outros parceiros.
O presidente também citou negociações em andamento com Índia, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão e Vietnã. Lula ressaltou ainda a importância de ampliar o comércio dentro da própria região, mencionando conversas com Panamá, Colômbia e Equador.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico