Finanças

Brasil atinge marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025

Número supera em 40% o recorde anterior. Evento em Copacabana reuniu presidente da Embratur e representantes do setor.

Agência O Globo - 19/12/2025
Brasil atinge marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025
- Foto: Depositphotos

A poucos dias do fim do ano, o Brasil ultrapassou a marca de nove milhões de turistas estrangeiros recebidos em 2025. O número histórico foi registrado nesta sexta-feira pelo ‘turistômetro’, instalado na altura do Posto 5, na praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, além de ritmistas da Escola de Samba Mangueira.

— O Brasil nunca havia chegado a 7 milhões de turistas. No ano passado, o recorde era de 6,7 milhões. Portanto, é mais do que bater um recorde: é superar em 40% o número anterior. Quando falamos de turismo, falamos de geração de emprego e renda. O turismo não é sobre quem viaja, é sobre quem recebe. Estamos aqui nos quiosques da orla, que geram 5 mil empregos para o povo do Rio de Janeiro. Hotéis e restaurantes também geram empregos — afirmou Freixo.

Segundo ele, a ampliação da malha aérea brasileira — que cresceu 16% este ano, acima da média mundial de 7% — foi fundamental para alcançar esse marco, além da criação de uma equipe técnica em um centro de inteligência de dados que estuda e monitora características dos turistas de cada país.

— Eu sei, por exemplo, quando o alemão vem para cá, para onde ele vai, quanto tempo fica, qual a melhor época para promover o destino. Isso vale para italianos, argentinos, chilenos, cada um com perfis distintos. O norte-americano consome afro-turismo; o argentino prefere sol e praia; o francês busca cultura e gastronomia. A ampliação da malha aérea, aliada ao estudo de dados por mercado, tornou nossa promoção do Brasil no exterior muito mais eficiente — destacou o presidente da Embratur.

Freixo também ressaltou o crescimento do turismo internacional no Rio de Janeiro. Em 2023, o estado recebeu 1,2 milhão de turistas estrangeiros; em 2024, esse número subiu para 1,5 milhão e já ultrapassa 2 milhões neste ano.

— Chegar a 9 milhões de turistas internacionais no Brasil é afirmar que o turismo pode ser uma alavanca, um motor decisivo para um novo modelo de economia — completou.

Entre os visitantes, Patrick James, australiano de 31 anos, escolheu passar uma semana no Rio durante um roteiro pela América do Sul.

— Estive em Paraty, que foi meu lugar favorito. Já fui à Barra da Tijuca e agora estou em Copacabana. As praias são ótimas. O tempo poderia estar melhor, mas deve clarear em breve — contou, enquanto passeava com amigos pela orla.

Um colombiano que preferiu não se identificar também marcou presença no evento, ao lado da família, para celebrar o aniversário da esposa.

— Ficaremos apenas cinco dias. Gostaríamos de ficar mais, é incrível aqui. Mesmo com o tempo nublado, é maravilhoso. As pessoas são incríveis. Com certeza voltarei outras vezes para ficar mais tempo — afirmou.

Foto: https://depositphotos.com/