Finanças
Careca do INSS e empresária investigada mantiveram contato após ação da PF
Roberta Luchsinger e Antônio Antunes são alvos em investigação sobre desvio de benefícios do INSS
A investigação da Polícia Federal sobre o desvio de benefícios do INSS alcançou nova fase e tem como um dos focos a empresária Roberta Luchsinger. Diálogos obtidos pela PF mostram que ela e o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", continuaram em contato mesmo após o início da Operação Sem Desconto.
Nas conversas, o lobista orienta que o beneficiário final dos pagamentos feitos à empresa de Luchsinger seria "o filho do rapaz". Segundo a PF, Luchsinger integraria o chamado "núcleo político" da organização criminosa. Em uma das mensagens, ela alerta Antunes sobre apreensões e pede que ele se desfaça dos aparelhos celulares: “E só para você saber, acharam um envelope com nome do nosso amigo no dia da busca e apreensão”, escreveu a empresária, recomendando: “Joga fora”.
O diálogo evidencia a preocupação de ambos com as investigações. Ainda de acordo com a PF, a sociedade formada entre Antunes e Luchsinger visava interesses em decisões da Anvisa e do Ministério da Saúde.
Pagamentos realizados por empresas de fachada ligadas ao lobista também foram identificados. Em uma das conversas, Antunes é questionado por um diretor sobre um repasse para a RL Consultoria, empresa de Luchsinger. Ele responde que o beneficiário seria “o filho do rapaz”, sem citar nomes.
Segundo a investigação, a empresa de Luchsinger recebeu cinco pagamentos de R$ 300 mil cada, totalizando R$ 1,5 milhão, em contratos que, de acordo com a PF, não condiziam com as atividades das empresas envolvidas.
Mesmo após o início das investigações, os dois continuaram tratando do caso. Em maio deste ano, Luchsinger enviou um áudio a Antunes comparando a situação dele com outros escândalos: “Na época do Fábio falaram de Friboi, de um monte de coisa... igual agora com você”.
Fontes próximas à empresária afirmam que ela é amiga de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é investigado no caso.
As mensagens ainda revelam a preocupação de Luchsinger com uma eventual exposição da relação entre ambos. Em agosto, ela questionou Antunes sobre a possibilidade do advogado do Careca do INSS publicar uma nota negando ligação com uma empresa de tecnologia, em resposta a investigações da imprensa.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil