Finanças
IBGE recebe autorização para contratar mais de 39 mil profissionais para novos censos
Contratações temporárias visam apoiar o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e o Censo da População em Situação de Rua.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a contratar, em caráter temporário, 39.108 pessoas para atuar na coleta de dados e na produção do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua. A autorização foi oficializada por meio de portaria publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União.
De acordo com a portaria, o recrutamento dos profissionais dependerá de aprovação prévia em processo seletivo.
O IBGE terá até seis meses para publicar o edital de abertura das inscrições, e as remunerações serão definidas pelo próprio órgão.
Distribuição das vagas
Dentre os cargos, o de recenseador concentra o maior número de oportunidades, com 27.330 vagas. Esses profissionais serão responsáveis diretamente pela coleta de dados em campo. Em seguida, destaca-se a função de agente censitário supervisor, com 4.143 vagas, que atuarão na supervisão das equipes de recenseadores.
As demais vagas estão distribuídas entre os cargos de agente censitário de informática (1.446 vagas), agente censitário administrativo (1.432), agente operacional regional (1.286), agente censitário regional (1.286), agente censitário de qualidade (1.165) e analista censitário (1.020).
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil