Finanças

Fraudes no INSS: Polícia Federal aponta Weverton Rocha como 'sócio oculto' e 'sustentáculo político' de esquema

Senador foi alvo de mandado de busca e apreensão autorizado pelo STF

Agência O Globo - 18/12/2025
Fraudes no INSS: Polícia Federal aponta Weverton Rocha como 'sócio oculto' e 'sustentáculo político' de esquema
Saulo Cruz/Agência Senado - Foto: Mesa: relator do PL 5.813/2023, senador Weverton (PDT-MA); presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).

Segundo a Polícia Federal (PF), o senador Weverton Rocha (PDT-MA) — alvo de mais uma fase da Operação Sem Desconto, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) — atuava como "sustentáculo político" de uma organização criminosa envolvida no desvio de recursos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com as investigações, Rocha "viabilizava" as atividades de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS".

Nesta quinta-feira, Weverton foi alvo de mandado de busca e apreensão, expedido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"A Polícia Federal destaca, ainda, que os principais investigados mantinham vínculos estreitos com agentes políticos, especialmente um senador da República, que figuraria como 'sustentáculo político' da operação criminosa, ampliando a capacidade de influência e blindagem institucional do grupo", afirmou Mendonça na decisão que autorizou a operação.

O ministro também destacou que o senador foi "identificado pela Polícia Federal como núcleo político que viabilizaria as atividades de Antônio Camilo".

Em nota, Weverton afirmou que se "coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral à decisão".