Finanças
Prévia do PIB indica queda de 0,2% na atividade econômica em outubro, aponta Banco Central
Desaceleração ao fim do ano era prevista por analistas devido ao cenário de juros elevados
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), registrou recuo de 0,2% em outubro em relação ao mês anterior, conforme divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira. Apesar da retração, o indicador apresentou alta de 0,4% na comparação com outubro de 2024.
O resultado negativo ocorre após o primeiro semestre encerrar com crescimento de 1,3% na série com ajuste sazonal. Com o desempenho de outubro, a prévia do PIB atingiu 109,6 pontos.
O IBC-Br é ajustado para compensar variações sazonais, como feriados e férias, permitindo comparações mais precisas entre os períodos.
Este é o terceiro mês consecutivo de queda do índice, desde agosto. No acumulado do ano, o indicador subiu 2,4%, enquanto, nos doze meses encerrados em outubro de 2025, o crescimento foi de 2,5%.
Tanto o Banco Central quanto o mercado financeiro já esperavam uma desaceleração no ritmo de crescimento nos últimos meses do ano, em função dos juros elevados. As projeções apontam que o PIB deve crescer cerca de 2% em 2025, abaixo dos 3,4% registrados em 2024.
Em outubro, o setor industrial liderou a retração, com queda de 0,7% no mês, seguido pelos serviços (-0,2%). Já o setor agropecuário foi o único a apresentar avanço, com alta de 3,1% no período.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado