Finanças

Marcas dos Cariocas 2025: respeito ao consumidor

Iniciativas que apostam na conveniência e no engajamento fortalecem a relação com os clientes

Agência O Globo - 14/12/2025
Marcas dos Cariocas 2025: respeito ao consumidor
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Samsung foi a marca mais lembrada pelos cariocas na categoria Respeito ao Consumidor, destacando-se pelo aprimoramento de plataformas de atendimento e suporte ao cliente, além de ações para incentivar o uso consciente da tecnologia.

Entre as iniciativas, estão o fortalecimento do programa de troca de aparelhos antigos por descontos na compra de novos e a logística reversa, que facilita o descarte adequado para reciclagem de produtos eletrônicos. Segundo Thiago Cesar Silva, diretor de Marketing de Consumer Electronics da Samsung Brasil, essas medidas ampliam a conveniência e o engajamento dos consumidores com práticas sustentáveis.

— São ações que refletem nosso foco em entregar valor além do produto, promovendo uma jornada de consumo mais completa, democrática e conectada às expectativas dos nossos clientes — afirma o executivo.

O Boticário ficou na segunda posição, investindo na personalização do atendimento com base em dados. As recomendações e ofertas passaram a contar com recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning, tanto no e-commerce quanto no programa de fidelidade Beauty Box.

— Essa camada de tecnologia foi acompanhada por atuação humana mais próxima, com capacitação constante de consultores e revendedores, garantindo que cada interação com a marca carregasse cuidado e empatia — destaca Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Boticário.

Apple completa o ranking, com atuação multicanal no relacionamento com os consumidores. Além das duas lojas próprias — no Rio e em São Paulo —, a marca conta com uma rede de revendedores oficiais e pontos de suporte autorizado em todo o país. Recentemente, a empresa anunciou melhorias nos processos de conserto, permitindo que clientes e assistências técnicas independentes utilizem peças originais nos reparos, o que amplia as opções de conserto, pode reduzir custos e favorece a sustentabilidade.

As 6+ lembradas:

Samsung

O Boticário

Apple

Natura

Havaianas

Nestlé