Finanças

Internet residencial: busca por estabilidade e serviços diferenciais impulsiona disputa entre operadoras

Clientela pede produtos personalizados, do xampu para fios brancos ao filtro solar para a pele do brasileiro

Agência O Globo - 14/12/2025
Internet residencial: busca por estabilidade e serviços diferenciais impulsiona disputa entre operadoras
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

No universo da internet residencial, oferecer apenas alta velocidade já não é suficiente. As operadoras intensificam seus investimentos em estabilidade de conexão, cobertura Wi-Fi e serviços agregados, como plataformas de streaming e segurança digital. Nesse cenário competitivo, a Claro foi eleita a marca mais admirada pelos cariocas no segmento.

Gabriela Derenne, diretora da Claro para Rio de Janeiro e Espírito Santo, ressalta que a operadora lidera o mercado no Estado do Rio, com mais de 56% de participação e presença em 34 municípios. Entre as estratégias, ela destaca planos com ultravelocidade, downloads e uploads rápidos, além do Ponto Ultra e Ponto Gamer, que garantem estabilidade de sinal, melhor desempenho e menos interferência:

— Com o Wi-Fi Mesh, ampliamos a cobertura do Wi-Fi, levando sinal de banda larga para todos os cômodos da casa. Hoje, a Claro Fibra é um hub de soluções e conteúdos.

Na segunda colocação, a TIM investe na expansão do TIM Ultrafibra, reforçando a cobertura na capital. Camila Cristina Ribeiro, diretora de Advertising & Brand Management, afirma que o objetivo é garantir conexão de qualidade aos cariocas:

— Queremos sempre priorizar a experiência do cliente. Como parte desse compromisso, estamos trazendo o novo Wi-Fi 7, tecnologia que eleva ainda mais a velocidade e a estabilidade da conexão. Seguimos atentos às oportunidades do mercado e investindo em mais infraestrutura para eficiência do serviço.

Em terceiro lugar, a Vivo amplia seu serviço de fibra óptica no Rio. Segundo nota da companhia, "hoje a empresa cobre mais de 30,5 milhões de domicílios em todo o país, distribuídos em 450 cidades, e o Rio é uma das regiões prioritárias nesse plano".

Como parte dessa estratégia, a operadora leva fibra a novos bairros, oferecendo um ecossistema de serviços digitais, como conteúdo para crianças, segurança digital e clube de revistas.

As 6+ marcas mais lembradas:

Claro

TIM

Vivo

Sky

Nio/Oi

Linejet