Finanças

Marcas dos Cariocas 2025: análises clínicas investem em tecnologia e atendimento domiciliar

Inovação tecnológica, atendimento personalizado e domiciliar crescem para atrair clientela de laboratórios

Agência O Globo - 14/12/2025
Marcas dos Cariocas 2025: análises clínicas investem em tecnologia e atendimento domiciliar
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Ampliar a comodidade aos pacientes e acompanhantes tornou-se a principal estratégia da Dasa, rede de medicina diagnóstica mais lembrada pelos cariocas entre os laboratórios de análises clínicas do Rio de Janeiro. O grupo ocupa as duas primeiras posições do ranking com suas principais marcas: Bronstein e Sérgio Franco.

O diretor regional da Dasa no Rio, Rafael Bastos, destaca que a companhia tem investido em tecnologia e processos para tornar o atendimento mais fluido e personalizado. Entre as iniciativas, está a ampliação do portfólio de atendimentos domiciliares, que agora inclui, além da coleta de exames e aplicação de vacinas, o serviço de infusão.

— Essa estratégia visa oferecer comodidade e flexibilidade, diferenciais importantes para o público da Região Metropolitana que busca facilidade na rotina de cuidados com a saúde — afirma Bastos.

Outro avanço, segundo o executivo, foi a inauguração, sob o selo Bronstein, da Clínica Dasa de Terapias Especiais no Méier, Zona Norte do Rio. A unidade é dedicada ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo avaliações médicas multidisciplinares, terapias e suporte para famílias e escolas.

Na terceira posição do ranking, a rede Eliel Figueirêdo, com 40 unidades no Rio e Região Metropolitana, intensificou investimentos em tecnologia para agilizar o atendimento e acelerar a entrega de resultados, especialmente em períodos de alta demanda, como picos sazonais de determinadas doenças.

“Intensificamos nossa presença digital e a experiência de relacionamento omnicanal — atendimento integrado por site, aplicativo e unidades físicas —, investindo fortemente na automação dos processos de análises e na modernização completa do nosso chatbot, tornando o atendimento mais ágil, humanizado e com menor tempo de espera”, informou a empresa em nota.

As 6+ mais lembradas:

Bronstein

Sérgio Franco

Eliel Figueirêdo

Labormed

Pasteur Diagnósticos

Lâmina