Finanças

Seguradoras apostam em eventos culturais e esportivos para fortalecer laços com o público do Rio

Ações de apoio a espetáculos culturais e eventos esportivos ajudam a fortalecer imagem dos grupos com o carioca

Agência O Globo - 14/12/2025
Seguradoras apostam em eventos culturais e esportivos para fortalecer laços com o público do Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A digitalização no relacionamento com os clientes tem levado as seguradoras a reforçarem a proximidade como estratégia para fortalecer suas marcas.

O grupo Bradesco Seguros, líder no segmento, realizou ao longo de 2025 diversas ações de marketing com foco em promover uma comunicação próxima, educativa e centrada no cliente, segundo Alexandre Nogueira, diretor de Marketing do grupo.

Em âmbito nacional, a marca manteve no ar duas campanhas publicitárias institucionais. No Rio de Janeiro — onde está localizada a sede da Bradesco Seguros —, o destaque foi o patrocínio a eventos culturais e esportivos, como o Circuito Cultural Bradesco Seguros. O projeto, que completou 18 anos em 2025, apoiou 16 espetáculos na cidade neste ano.

O patrocínio a eventos culturais e esportivos também faz parte da estratégia de aproximação da SulAmérica. A empresa apoiou corridas como a Night Run Rio, Circuito do Sol, EnergyLand (que incluiu práticas de ioga), além de corrida de rua em Macaé e o projeto Verão Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

— A marca consolidou sua conexão com o público por meio de patrocínios e ações voltadas ao bem-estar, apoiando eventos que estimulam hábitos saudáveis — afirma Andreia Maldonado, diretora executiva de Marketing da SulAmérica.

Segundo ela, em 2025, a companhia celebrou 130 anos reforçando sua atuação no mercado fluminense:

— Ampliamos a presença no estado do Rio de Janeiro, local de origem da empresa, com um plano de expansão regional.

A popularidade das corridas de rua também integra a estratégia da Porto no estado. Em 2025, a marca levou para Niterói a primeira etapa da Blue Run 2025, com percursos de 5 km e 10 km.

— Em 2025, a Porto manteve sua estratégia de marketing, com ações replicadas nacionalmente, mas com um toque especial para o Rio — destaca João Paulo Cunha, diretor comercial para o Rio de Janeiro e Espírito Santo da Porto Seguro.

As 6+ marcas de seguros mais lembradas pelos cariocas:

Bradesco Seguros

SulAmérica

Porto Seguro

Itaú Seguros

Allianz Seguros

Sinaf Seguros