Finanças

Preferidas dos cariocas: pesquisa revela as marcas favoritas de quem vive no Rio

Estudo chega à 16ª edição com ranking em 44 categorias. Saiba como a metodologia funciona

Agência O Globo - 14/12/2025
Preferidas dos cariocas: pesquisa revela as marcas favoritas de quem vive no Rio
Marcas que conquistam o público do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução / Agência Brasil

Marcas que conquistam o público do Rio de Janeiro podem ter nascido com sotaque carioca ou aprenderam a dialogar de forma única com quem vive na cidade. Seja pelo preço acessível, pela qualidade reconhecida ou pela capacidade de evoluir junto com os consumidores, algumas reúnem todos esses atributos. As marcas que traduzem o espírito do Rio, respeitam o consumidor e o meio ambiente, além de se destacarem em outras 41 categorias, foram apontadas em pesquisa realizada pelo GLOBO em parceria com a TroianoBranding.

Assim como os hábitos de consumo do carioca se transformam, o levantamento também inova ao incluir novas categorias. Nos últimos anos, áreas como meios de pagamento e produtos para pets passaram a integrar a pesquisa, que se renova constantemente para acompanhar o mercado.

Na 16ª edição, o projeto Marcas dos Cariocas foi conduzido em duas etapas. Primeiro, identificou-se as marcas de cada categoria por meio da menção espontânea dos entrevistados, totalizando 2.150 pessoas e uma média de 457 participantes por categoria. Em seguida, cada entrevistado avaliou cinco categorias, em um sistema de rodízio aleatório que garantiu exposição equitativa de todas as marcas e categorias. As marcas foram apresentadas apenas pelo nome, sem recursos gráficos. Os participantes avaliaram aquelas que conheciam, mesmo que apenas de ouvir falar.

Os entrevistados classificaram, em ordem de importância, seis dimensões do consumo, conforme sua relevância na escolha de uma marca. As dimensões avaliadas foram:

Qualidade — oferece produtos e serviços de qualidade;

Preço — vale o que custa;

Respeito — respeita o consumidor;

Identidade — combina comigo;

Evolução — está sempre se renovando;

ESG — é uma marca realmente preocupada com questões ambientais, sociais e éticas.

O índice final resulta da média de associação de cada marca a essas dimensões, ponderada pela importância atribuída a cada critério na decisão de compra.