Finanças
Correios prorrogam acordo coletivo e mantêm salários e benefícios até 2026
Empresa recorre ao TST para flexibilizar cláusulas acima do mínimo da CLT
O acordo coletivo de trabalho (ACT) dos Correios foi prorrogado até 28 de fevereiro de 2026. Previsto para encerrar-se na próxima segunda-feira (15), o acordo mantém salários e benefícios exatamente como estão atualmente. Na prática, os trabalhadores não terão reajuste salarial ou novos ganhos neste momento, mas também não perdem direitos já garantidos.
A proposta de prorrogação foi negociada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), a pedido da empresa, e será submetida às assembleias de trabalhadores na próxima terça-feira.
Segundo comunicado interno dos Correios, as negociações com os representantes dos trabalhadores seguirão até o término do novo prazo do ACT.
Com a prorrogação, todos os direitos previstos no acordo vigente permanecem assegurados, como auxílio-creche, auxílio-especial e adicional de 70% nas férias. A única exceção é o crédito extra no vale-refeição/alimentação, que já foi pago integralmente.
“A empresa reforça que, dadas as condições financeiras atuais, não há possibilidade imediata de assumir esse custo. No entanto, nenhum tema está automaticamente encerrado. Conforme a evolução dos cenários e dos estudos, questões específicas poderão ser revisitadas no âmbito da mediação do TST”, informa o comunicado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado