Finanças

Correios prorrogam acordo coletivo e mantêm salários e benefícios até 2026

Empresa recorre ao TST para flexibilizar cláusulas acima do mínimo da CLT

Agência O Globo - 12/12/2025
Correios prorrogam acordo coletivo e mantêm salários e benefícios até 2026
- Foto: Reprodução

O acordo coletivo de trabalho (ACT) dos Correios foi prorrogado até 28 de fevereiro de 2026. Previsto para encerrar-se na próxima segunda-feira (15), o acordo mantém salários e benefícios exatamente como estão atualmente. Na prática, os trabalhadores não terão reajuste salarial ou novos ganhos neste momento, mas também não perdem direitos já garantidos.

A proposta de prorrogação foi negociada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), a pedido da empresa, e será submetida às assembleias de trabalhadores na próxima terça-feira.

Segundo comunicado interno dos Correios, as negociações com os representantes dos trabalhadores seguirão até o término do novo prazo do ACT.

Com a prorrogação, todos os direitos previstos no acordo vigente permanecem assegurados, como auxílio-creche, auxílio-especial e adicional de 70% nas férias. A única exceção é o crédito extra no vale-refeição/alimentação, que já foi pago integralmente.

“A empresa reforça que, dadas as condições financeiras atuais, não há possibilidade imediata de assumir esse custo. No entanto, nenhum tema está automaticamente encerrado. Conforme a evolução dos cenários e dos estudos, questões específicas poderão ser revisitadas no âmbito da mediação do TST”, informa o comunicado.