Finanças

Brasileiro Henrique Braun será o novo CEO global da Coca-Cola

Henrique Braun, atual diretor de Operações, assume o comando mundial da empresa em março, substituindo James Quincey

Agência O Globo - 11/12/2025
Brasileiro Henrique Braun será o novo CEO global da Coca-Cola
Coa cola

James Quincey, atual CEO global da Coca-Cola, deixará o cargo no fim de março e será sucedido por Henrique Braun, atual diretor de Operações da companhia. De acordo com a empresa, Braun, de 57 anos, é cidadão americano, nasceu na Califórnia e foi criado no Brasil.

Braun ingressou na Coca-Cola em Atlanta em 1996 e construiu uma carreira internacional, com passagens pela América do Norte, Europa, América Latina e Ásia.

No Brasil, ocupou os cargos de vice-presidente de técnica e logística e vice-presidente de operações. É formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Engenharia Industrial pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University, ambas nos Estados Unidos.

Antes de se tornar diretor de Operações, Braun atuou como presidente de Desenvolvimento Internacional da Coca-Cola. Desde o início deste ano, passou a supervisionar todas as unidades operacionais da companhia ao redor do mundo.

“Vou focar em continuar o impulso que construímos com o nosso sistema”, afirmou Braun em comunicado. “Trabalharemos para destravar o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores.”

James Quincey, que esteve à frente da empresa por nove anos, fará a transição para presidente executivo, permanecendo como presidente do Conselho de Administração.

Quincey assumiu a liderança em 1º de maio de 2017 e foi responsável por reverter uma longa queda nas vendas da companhia. Durante sua gestão, as ações da Coca-Cola valorizaram mais de 60%, enquanto o índice S&P 500 avançou quase 190% no mesmo período.