Esportes
Ponte Preta vence CRB por 1 a 0 e encerra jejum na Série B
Time paulista conquista vitória após cinco meses sem triunfos
Praticamente cinco meses depois, a Ponte Preta voltou a vencer. Na manhã deste domingo, o time paulista recebeu o CRB e triunfou por 1 a 0, com gol de Brandão. A partida, realizada sob chuva no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), foi válida pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
As duas únicas vitórias da Ponte Preta na Série B ocorreram em abril. Em 18 de abril, venceram o Avaí por 2 a 1, fora de casa, e, em 24 de abril, superaram o América-MG por 1 a 0, em casa. Desde então, o time acumulou 19 derrotas e três empates.
Apesar da vitória, a situação permanece crítica, pois a equipe ainda ocupa a lanterna (20º) da tabela, com apenas 13 pontos. São quatro pontos a menos que o vice-lanterna América-MG, que soma 17. Sendo assim, a Ponte Preta precisa de 19 pontos para sair da zona do rebaixamento e a diferença pode aumentar até o fim da rodada, já que ainda restam 27 pontos a serem disputados.
O CRB, por sua vez, continua oscilando na competição, somando 45 pontos, e não conseguiu entrar no G-6. Fora de casa, o time alagoano sofreu a segunda derrota consecutiva, já que havia perdido para o Juventude por 2 a 1 em Caxias do Sul (RS).
Com o campo pesado devido à chuva, a partida foi truncada. O primeiro time a chegar com perigo foi a Ponte Preta. Palacios saiu em um contra-ataque e cruzou para a área. Juan Rodrigues finalizou, mas a bola foi interceptada pela defesa; na segunda tentativa, Gabriel chutou com perigo, mas Vitor Caetano fez uma bela defesa.
Gradualmente, o CRB, que possui o segundo melhor ataque da competição, começou a controlar as ações ofensivas. Apesar de um certo tempo, assustaram a defesa da Ponte com Hereda, que recebeu na direita, levou para o meio e chutou cruzado, passando perto da trave.
Em outro lance, após um cruzamento e desvio de cabeça, Pedro Castro tentou um meio voleio na pequena área, mas pegou mal e isolou a bola. Crystopher também teve uma oportunidade quando foi acionado na direita da área e chutou forte, mas para fora.
Aos 39 minutos do segundo tempo, a Ponte Preta abriu o placar. Manu ficou com a bola no meio-campo e deu um lindo lançamento para Jota na esquerda da área, desmontando a defesa adversária. O lateral avançou, cruzou rasteiro e Brandão apareceu para completar.
O CRB, determinado a buscar o empate, pressionou no início do segundo tempo com chutes de Danielzinho e Vinícius Barata, ambos defendidos com qualidade por Vinícius Ferrari. Após essa pressão inicial, o CRB continuou com controle, mas sem criar grandes perigos, com a Ponte Preta bem posicionada defensivamente.
A equipe paulista quase ampliou a vantagem quando Rodrigo Souza desviou um cruzamento de cabeça; a bola bateu no travessão e foi para escanteio. O CRB voltou a pressionar na reta final, incluindo um chute forte de Crystopher dentro da área, mas Vinícius Ferrari manteve a eficiência e garantiu a vitória.
Ao fim da partida, a torcida pontepretana celebrou a vitória com cânticos de apoio e comemoração. Vale destacar que o triunfo acontece um dia após o Conselho Deliberativo vetar a transformação do clube em SAF (Sociedade Anônima do Futebol) em protesto à atual diretoria. O clube atravessa uma grave crise financeira, que resultou até em uma greve momentânea dos jogadores.
A diretoria conseguiu certo alívio com a ajuda de empresários ligados à SAF do Boavista-RJ, que cedeu jogadores. No sábado, a Ponte Preta anunciou um novo patrocinador master, embora não tenha divulgado valores.
O CRB será o primeiro a voltar a campo pela 30ª rodada, onde receberá o Cuiabá no domingo, às 16h, no Rei Pelé, em Maceió (AL). Na terça-feira (29), às 19h30, a Ponte Preta enfrentará o Botafogo na Arena NicNet, em Ribeirão Preto (SP).
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 1 X 0 CRB
PONTE PRETA - Vinícius Ferrari; Diego Leão, Gabriel Caran e Palacios; Juan Rodrigues (Murilo), Rodrigo Souza, Denis (Gustavo Telles), Danilo Barcelos (Diego Porfírio), Manu (David da Hora) e Jota; Brandão. Técnico: Gilson Kleina.
CRB - Vitor Caetano; Hereda, Fábio Alemão (Ygor Catatau), Lyncon e Reverson (Lucas Lovat); Pedro Castro, Crystopher e Danielzinho (Estevão); Mikael (Luiz Phellype), Thiaguinho (Vinícius Barata) e Dadá Belmonte. Técnico: Fábio Matias.
GOLS - Brandão, aos 39 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Palacios, Juan Rodrigues, Rodrigo Souza, Danilo Barcelos e Jota (Ponte Preta). Reverson (CRB).
ÁRBITRO - Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ).
PÚBLICO - 919 pagantes (1.018 presentes).
RENDA - R$ 25.670,00.
LOCAL - Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4ESPORTE
Luta nascida na União Soviética ganha o Ocidente; modalidade mistura judô, jiu-jitsu e wrestling
-
5RECONHECIMENTO
Zico recebe título de Doutor Honoris Causa com beca nas cores do Flamengo