Geral
Geleira mais larga do mundo ameaça inundar seis países, aponta jornal britânico
Derretimento da geleira Thwaites pode elevar nível do mar em até 60 cm e colocar nações em risco de extinção
O derretimento da geleira Thwaites, considerada a mais larga do planeta, pode elevar o nível do mar em até 60 centímetros, colocando seis países sob risco iminente de inundações, segundo alerta publicado por um jornal britânico.
Na última semana, o geofísico marinho Robert Larter, do Serviço Antártico Britânico (BAS), afirmou que a barreira de prateleira da geleira Thwaites, localizada na Antártida Ocidental, pode se romper ainda este ano.
"Um enorme pedaço de gelo antártico, com dimensões comparáveis ao Reino Unido, ameaça se desprender do continente gelado, colocando alguns países sob risco de extinção", destaca o artigo.
O fenômeno, que envolve a chamada "geleira do Juízo Final", pode provocar elevação de até três metros no nível do mar em determinadas regiões, gerando consequências catastróficas, segundo especialistas.
De acordo com a publicação, Reino Unido, Estados Unidos, Países Baixos, Bangladesh, Tuvalu e Maldivas estão entre os países mais ameaçados por possíveis inundações após o colapso da geleira.
No Reino Unido, áreas costeiras de Lincolnshire e Norfolk seriam as mais atingidas, além de partes do Leste de Sussex e do Sul do País de Gales. Em Bangladesh, onde 70% do território está a menos de um metro acima do nível do mar, os impactos podem ser devastadores.
Já nos Estados Unidos, vastas áreas da Louisiana, incluindo a capital Nova Orleans, e a cidade de Miami, na Flórida, correm o risco de ficarem submersas.
Anteriormente, a revista científica Nature publicou que a geleira Thwaites está derretendo rapidamente devido ao aumento da temperatura da água. Se ela e as geleiras próximas colapsarem, a elevação do nível do mar pode chegar a três metros.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
2JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
3EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
4ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'