Esportes
Capivariano vence Portuguesa nos acréscimos e conquista primeira vitória na elite
Gol de Daniel Baianinho aos 46 minutos do segundo tempo garante triunfo histórico e amplia crise da Lusa no estadual
Com um gol marcado por Daniel Baianinho aos 46 minutos do segundo tempo, o Capivariano superou a Portuguesa por 1 a 0 nesta terça-feira (23), pela segunda rodada do Campeonato Paulista, no estádio Carlos Colnaghi, em Capivari.
Esta vitória representa o primeiro triunfo do Capivariano em seu retorno à elite após dez anos de ausência. Agora com três pontos, a equipe ocupa a oitava posição na tabela, deixando para trás a má impressão da estreia, quando foi goleada por 4 a 0 pelo São Bernardo.
A Portuguesa, por sua vez, sofreu sua segunda derrota consecutiva. Na rodada inicial, a Lusa já havia perdido o clássico contra o Palmeiras por 1 a 0 e, sem pontuar, permanece na lanterna da competição.
Primeiro tempo equilibrado
O início do jogo foi movimentado, mas com poucas oportunidades claras de gol para ambos os lados. A Portuguesa criou sua melhor chance em uma cabeçada de Maceió, que obrigou o goleiro Matheus Nogueira a fazer uma boa defesa.
Pelo Capivariano, a dupla Ravanelli e Felipe Azevedo levou perigo. Ravanelli lançou o atacante duas vezes, que finalizou com perigo aos 39 e aos 41 minutos, mas ambas as tentativas saíram pela linha de fundo.
Chuva, pressão e gol salvador
O segundo tempo começou em ritmo acelerado, com o Capivariano quase abrindo o placar em chute cruzado de Vinícius Popó, que saiu pela direita. Em seguida, uma forte chuva deixou o gramado pesado, dificultando a troca de passes e tornando o jogo mais físico e truncado.
Quando tudo indicava que o empate prevaleceria, o time da casa encontrou o gol da vitória nos acréscimos. Cássio Gabriel recebeu pela direita e cruzou na medida para Daniel Baianinho, que, de primeira com o pé direito, balançou as redes e garantiu o resultado positivo.
Próximos compromissos
Pela terceira rodada, a Portuguesa volta a atuar no estádio do Canindé, diante do Velo Clube, neste sábado, às 17h. A diretoria da Lusa confirmou a distribuição de quatro mil ingressos gratuitos para a torcida. Também no sábado, o Capivariano recebe a Ponte Preta, às 18h30.
Ficha técnica
Capivariano 1 x 0 Portuguesa
Capivariano: Guilherme Nogueira; Diogo Mateus (Marcos Moser), Octávio, Wendel Lomar e Leonan; Bruno Silva, Vinícius Guedes (Lucas Dias), Ravanelli (Cássio Gabriel) e Mike (Matheus Guilherme); Felipe Azevedo e Vinícius Popó (Daniel Baianinho). Técnico: Elio Sizenando.
Portuguesa: Bruno Bertinato; João Vitor, Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Gustavo Salomão; Zé Vitor (Guilherme Portuga), Gabriel Pires (Dênis) e Hudson (Matheus Chechini); Lohan (Ewerthon), Maceió e Renê (Matheus Cadorini). Técnico: Fábio Matias.
Gol: Daniel Baianinho, aos 46 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Leonan (Capivariano); Hudson, Gustavo Henrique e Gustavo Salomão (Portuguesa).
Árbitro: Gustavo Holanda Souza (SP).
Renda e público: Não divulgados.
Local: Estádio Carlos Colnaghi, em Capivari (SP).
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026