Esportes
Busto de José Carlos Pace é vandalizado em Interlagos durante evento automobilístico
Monumento dedicado ao piloto foi danificado após tumulto entre visitantes durante provas; organização promete restauração e proteção extra.
O busto em homenagem a José Carlos Pace, lendário piloto brasileiro que dá nome ao Autódromo de Interlagos, foi alvo de vandalismo neste fim de semana. O incidente ocorreu durante uma confusão entre visitantes que acompanhavam provas da Stock Car, Fórmula 4, Turismo Nacional e TCR.
A Vicar, organizadora do evento e responsável pelas categorias, informou que irá reconstruir o local e instalar uma proteção adicional para o monumento.
José Carlos Pace foi um dos principais nomes do Brasil na Fórmula 1 nos anos 1970, falecendo precocemente em um acidente aéreo em Mairiporã, em 1977, aos 32 anos. Em 2024, completou-se o 50º aniversário da única vitória de Pace na F-1, justamente em Interlagos. Os restos mortais do piloto foram transferidos para o autódromo e enterrados sob o busto em agosto deste ano.
Inicialmente, Pace fora sepultado no Cemitério do Araçá, na capital paulista, mas, após o túmulo ser vandalizado e ter as placas de bronze furtadas no início de 2024, familiares e amigos decidiram pela transferência para Interlagos.
Após superar questões burocráticas, os restos mortais foram depositados sob o busto que homenageia o herói do automobilismo nacional, logo na entrada do circuito — local onde ocorreu o tumulto.
A estrutura de concreto que sustentava o busto foi destruída. Imagens mostram que uma placa recentemente instalada pela Confederação Brasileira de Automobilismo também foi arrancada. Segundo a administração do Autódromo de Interlagos, o busto e a placa foram recuperados e estão guardados, aguardando reinstalação. Os motivos da confusão ainda não foram esclarecidos.
O Estadão procurou a Prefeitura de São Paulo, responsável pelo autódromo, que informou que a equipe de segurança local verificou o dano ao busto de Pace às 21h20 do domingo. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Guarda Civil Municipal (GCM) não foi acionada para a ocorrência.
"A administração do autódromo imediatamente comunicou a organização do evento, que se prontificou a reparar a estrutura, conforme termos contratuais. O busto original está armazenado na administração do autódromo junto com as placas indicativas. Assim que a estrutura for refeita, o busto será recolocado", afirmou a Prefeitura em nota.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado