Esportes

Dorival reconhece desafios do Corinthians, valoriza elenco e pede respeito à imprensa

Técnico destaca superação do time em meio a crise, exalta profissionais do clube e cobra valorização dos treinadores brasileiros

14/12/2025
Dorival reconhece desafios do Corinthians, valoriza elenco e pede respeito à imprensa
Dorival Júnior - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

O Corinthians entrou em campo neste domingo (14) com a vantagem de ter vencido o Cruzeiro por 1 a 0 no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Apesar da derrota por 2 a 1 em casa, a equipe paulista garantiu a vaga na final ao vencer nos pênaltis. Após a partida, o técnico Dorival Júnior reconheceu a necessidade de ajustar a estratégia no intervalo, defendeu sua comissão técnica e fez um apelo por mais respeito à imprensa esportiva nacional.

Desde que chegou ao Corinthians em abril, Dorival enfrentou uma das maiores crises políticas e financeiras dos 115 anos do clube. Mesmo diante das adversidades, ele se orgulha de ter montado um time competitivo, chegando à sua quinta final de Copa do Brasil e sexta semifinal, consolidando-se como um dos treinadores mais bem-sucedidos da história da competição.

"Eu vejo Fabinho (Soldado) como um dos grandes profissionais da área", afirmou Dorival no início da coletiva, elogiando o trabalho do diretor executivo do Corinthians. "Ainda jovem, mas já com experiência, visão e preparo que, sem dúvida, o levarão muito longe."

O treinador também destacou o trabalho do Cruzeiro, reconhecendo o investimento feito pelo clube mineiro e a campanha de destaque em 2025, que resultou no 3º lugar do Brasileirão e na semifinal da Copa do Brasil. Para Dorival, esse contexto valoriza ainda mais o desempenho do Corinthians.

"Temos de olhar o lado de lá e entender o potencial que tem a equipe do Cruzeiro. É um time com alto investimento, jogadores de excelente perfil e qualidade em todas as posições. Nós ainda estamos em processo de construção", explicou.

Dorival avaliou que o processo no Corinthians ainda é complicado e ressaltou o comprometimento de sua equipe técnica. "Se algo nos faltou no Campeonato Brasileiro, pedimos desculpas. Diante das limitações, fizemos o máximo possível. Ainda assim, tivemos grandes jogos nos momentos mais difíceis", ponderou.

Questionado sobre seus méritos como treinador, Dorival preferiu destacar a desvalorização dos profissionais brasileiros no futebol e pediu respeito à imprensa. "Nós estamos sendo desrespeitados em todos os sentidos. Mais uma vez, terminamos o ano com treinadores brasileiros em destaque nas principais competições. Peço que os treinadores sejam mais observados e avaliados, pois temos qualidade e capacidade", declarou.

O técnico enfatizou que não pretende comparar profissionais estrangeiros e brasileiros, mas pediu que a imprensa valorize mais os treinadores nacionais. "Há um processo de desrespeito muito grande. Estamos perdendo profissionais e muitos ficam pelo caminho desnecessariamente. Espero que voltemos a acreditar no profissional brasileiro", desabafou Dorival, citando que essa situação se repete há 25 anos.

Sobre a partida, Dorival explicou que precisou mudar a estratégia no segundo tempo, após o time ir para o intervalo perdendo por 1 a 0. As alterações surtiram efeito, e o Corinthians conseguiu empatar, levando a decisão para os pênaltis. "Mudamos completamente nosso plano de jogo, mantivemos o equilíbrio e alcançamos o gol decisivo", finalizou.

Os dois jogos finais da Copa do Brasil serão disputados na próxima semana. O Corinthians faz o primeiro jogo em casa na quarta-feira (17) e decide o título no domingo (21), no Rio de Janeiro.