Esportes

Ex-lutador de MMA desaparece após mergulho no rio Negro, no Amazonas

Gerônimo 'Mondragon' dos Santos, que atuava como subsecretário de segurança em São Gabriel da Cachoeira, está desaparecido desde sábado, 13, após mergulhar em área de correnteza no rio Negro.

14/12/2025
Ex-lutador de MMA desaparece após mergulho no rio Negro, no Amazonas
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Gerônimo “Mondragon” dos Santos , ex-lutador de MMA de 45 anos, está desaparecido desde a manhã do último sábado, 13, após mergulhar no rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), município onde exerceu a carga de subsecretário de segurança pública.

O desaparecimento foi divulgado inicialmente pelo irmão de Gerônimo, Feliciano Borges Neto, por meio das redes sociais do próprio atleta. Posteriormente, a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira confirmou o caso e decidiu adiar um evento natalino em razão do ocorrido.

De acordo com Feliciano, Gerônimo esteve acompanhado da namorada em uma praia do rio e decidiu dar um último mergulho antes de voltar para casa. Em entrevista ao canal Combate, o irmão relatou que Gerônimo fez um mergulho longo, mas, ao tentar retornar, não encontrou apoio em terra firme e não sabia nadar. Pessoas em uma próxima embarcação buscaram socorrê-lo, mas, quando estavam perto, o ex-lutador afundou e não voltou à superfície.

A Tribuna do Sertão procurou a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, o Corpo de Bombeiros do Amazonas e a Secretaria de Segurança Pública Estadual para obter informações sobre as buscas, mas não obteve retorno até o fechamento deste material.

Em suas redes sociais, a Prefeitura publicou um alerta sobre o banco de areia de onde Gerônimo desapareceu, informando que o local apresenta uma queda profunda e correnteza com rotação circular, aumentando os riscos para banhistas.

Natural da Bahia, Gerônimo construiu uma carreira de destaque no MMA brasileiro, com 50 lutas por organizações como Jungle Fight e Mr. Cage, somando 35 vitórias (24 por nocaute) e 15 derrotas. Em 2012, chegou a assinar contrato com o UFC, mas não estreou devido a um diagnóstico de hepatite B, identificado em exames de sangue.

Após ser liberado do contrato, Gerônimo continuou competindo em eventos nacionais e também participou de pegadinhas em canais de televisão e no YouTube. Em abril deste ano, Mondragon realizou sua última luta, vencendo por nocaute o russo e ex-UFC Aleksei Oleinik em uma disputa de boxe sem luvas.