Esportes
Tio de Nadal aponta vantagem de Alcaraz sobre Rafa por rivais menos competitivos
Toni Nadal acredita que Carlos Alcaraz enfrenta adversários menos desafiadores do que Rafael Nadal em seu auge.
Toni Nadal, ex-treinador e tio da lenda do tênis Rafael Nadal, comparou o sobrinho ao atual número 1 do mundo, Carlos Alcaraz. Segundo Toni, o jovem tenista espanhol leva vantagem sobre Rafa porque o nível de competitividade no circuito é menor atualmente.
"A carreira dele (Alcaraz) vai depender da vontade dele e da dos rivais. Ele tem uma vantagem que os do passado não tinham: os adversários são um pouco mais fracos, não tão comprometidos. Alcaraz tem um grande rival em Sinner, que está sempre presente, mas os outros parecem ter diminuído o comprometimento ou a autoconfiança. Lembro que na época do Rafael, além de Djokovic e Federer, havia Murray, Del Potro, David Ferrer, Wawrinka, que estavam sempre lá. Hoje em dia, os rivais sumiram", afirmou Toni em entrevista ao jornal espanhol La Opinión de Zamora.
Em mais de 20 anos de carreira, Rafael Nadal colocou a Espanha no topo do tênis mundial, conquistando 22 títulos de Grand Slam e enfrentando rivais como Roger Federer e Novak Djokovic em seus melhores momentos. Já o compatriota Carlos Alcaraz, com apenas 22 anos, soma seis títulos nos principais torneios e atualmente disputa o topo do ranking mundial com o italiano Jannik Sinner.
Ainda na entrevista, Toni comentou sobre a vida de Nadal após a aposentadoria. Segundo ele, apesar da nova rotina, o ex-tenista permanece o mesmo e agora dedica mais tempo à família.
"Como pessoa, ele é exatamente o mesmo, só que não joga mais. Continua fazendo as mesmas coisas e mantendo o mesmo comportamento, embora agora seja pai. Antes, seu foco era sempre vencer partidas. Hoje tem outras prioridades, mas, pessoalmente, ele não mudou nada", explicou Toni.
Carlos Alcaraz já venceu Grand Slams em todos os tipos de pisos, mas ainda busca o inédito título do Australian Open, torneio que abre o calendário anual das grandes competições do tênis. O espanhol terá nova chance de conquistar o troféu em Melbourne a partir de 12 de janeiro de 2026.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado