Esportes

Achado na França revela estruturas de pedra submersas e reaviva lendas de terras perdidas

Pesquisadores identificam muros de granito e estruturas antigas no litoral da Bretanha, sugerindo civilização avançada há 7 mil anos.

Sputinik Brasil 13/12/2025
Achado na França revela estruturas de pedra submersas e reaviva lendas de terras perdidas
Estruturas de pedra submersas na Bretanha sugerem civilização avançada há mais de 7 mil anos. - Foto: © Foto / SAMM, 2023 / Yves Fouquet et al., Revista Internacional de Arqueologia Náutica (2025)

Arqueólogos localizaram, na costa da Bretanha, oeste da França, estruturas de pedra submersas que sugerem a existência de uma civilização costeira avançada há mais de 7.000 anos, segundo a revista Archaeology News.

De acordo com a publicação, nas proximidades da ilha de Sein, os pesquisadores identificaram uma extensa parede de granito e mais de uma dezena de estruturas menores, hoje situadas a vários metros abaixo do nível do mar.

Fotos tiradas no inverno de 2023
Fotos tiradas no inverno de 2023
"Acredita-se que essas estruturas tenham sido construídas entre 5.800 e 5.300 a.C., quando o nível do mar era consideravelmente mais baixo e a região integrava a paisagem costeira, durante a transição do Mesolítico tardio para o Neolítico inicial", destaca a revista.

O artigo detalha que a maior estrutura encontrada é uma parede de 120 metros de extensão atravessando um vale submerso.

Essa parede foi erguida com blocos de granito empilhados e reforçada por mais de 60 monólitos verticais e lajes de quase dois metros de altura.

Outras estruturas seguem métodos semelhantes, enquanto um segundo grupo apresenta paredes mais estreitas, feitas de pedras menores, que bloqueiam depressões naturais no leito marinho.

Algumas dessas construções lembram armadilhas para peixes; as maiores, possivelmente, serviam como defesas costeiras ou marcadores de fronteira.

Imagem tridimensional das estruturas
Imagem tridimensional das estruturas

A matéria ressalta que a escala e a engenharia dessas construções evidenciam habilidades avançadas e trabalho organizado, anteriores aos monumentos megalíticos conhecidos na região.

Essas descobertas, conclui o artigo, ecoam lendas locais sobre terras submersas e evidenciam as sofisticadas tradições de construção em pedra entre grupos costeiros pré-agrícolas em toda a Europa.