Esportes

Copa do Brasil passará a oferecer duas vagas para a Libertadores a partir de 2026

A partir do próximo ano, campeão e vice da Copa do Brasil garantirão presença na principal competição sul-americana; final será em jogo único.

11/12/2025
Copa do Brasil passará a oferecer duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

A partir da edição de 2026, tanto o campeão quanto o vice da Copa do Brasil garantirão vaga na Copa Libertadores da América. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (6) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), eleva o prestígio do torneio nacional, que passa a oferecer dois acessos à principal competição do continente.

Até então, apenas o vencedor da Copa do Brasil assegurava participação na Libertadores. Agora, a CBF avalia se o vice-campeão terá vaga direta na fase de grupos ou se disputará a pré-Libertadores. A medida, debatida há meses nos bastidores da entidade, visa valorizar ainda mais o torneio, que já detém a maior premiação do futebol brasileiro.

Para implementar a novidade, a CBF vai retirar uma das vagas destinadas ao Campeonato Brasileiro, redistribuindo o acesso à Libertadores. Além disso, outras mudanças estão previstas para a próxima edição: as cinco primeiras fases da Copa do Brasil serão disputadas em jogo único, enquanto oitavas, quartas e semifinais continuarão no formato de ida e volta.

Os clubes da Série A do Brasileirão entrarão na competição a partir da quinta fase. Já a grande final será realizada em partida única, marcada para o dia 6 de dezembro, encerrando a temporada do futebol nacional. O local da decisão ainda será definido pela CBF.