Curiosidades

Curso para homens criado por Juliano Cazarré reúne médicos, instrutor de tiro e pastor; confira os palestrantes

Ator responde críticas de famosos após lançar curso sobre masculinidade: 'Eles não querem resolver a situação'

Agência O Globo - 28/04/2026
Curso para homens criado por Juliano Cazarré reúne médicos, instrutor de tiro e pastor; confira os palestrantes
Juliano Cazarré - Foto: Instagram - @cazarre

O ator Juliano Cazarré utilizou as redes sociais para rebater críticas ao curso "O farol e a força" , criado com o objetivo de formar homens "mais conscientes, mais centrados, mais responsáveis". Após manifestações públicas à iniciativa, o artista, de 45 anos, reforçou que pretende apenas orientar os homens a se tornarem "melhores e mais fortes". Na ocasião, Cazarré divulgou parte dos palestrantes do evento, que já contou com nomes como o lutador Rodrigo Minotauro, a jornalista Mônica Salgado e o pastor Anderson Silva.

Reação às co

"A galera disse que meu evento era machista, né? Aí você vê... Os progressistas e as feministas, essa turma toda, estão o tempo inteiro reclamando de violência masculina, ausência paterna, estupro... E tem todo o direito de reclamação! Tudo isso é muito ruim. Mas aí, quando eu crio um evento para a gente ter homens marido melhores e fortes — porque quem bate em mulher não é homem forte —, quando crio um evento para a gente ter pais presentes e que cuidem dos filhos, além de simpáticos com as suas esposas, eles ficam loucos e dão um chilique. O que isso indica? Que eles não querem resolver a situação", declarou Juliano Cazarré em vídeo publicado no Instagram.

Como vai o curso?

De acordo com o ator, a iniciativa busca oferecer caminhos para que os homens se reconectem, de forma saudável, com a própria masculinidade. "Nossos antepassados ​​não perderam tempo perguntando o que fizeram 'ser homem'. Eles simplesmente eram. Aprendiam com os mais velhos e cresceram sabendo qual era o seu lugar. Hoje, tudo isso se dissolveu. A comida vem pronta. O entretenimento é infinito. E o homem que um dia sonhou em atravessar oceanos não quer mais levantar do sofá. Disseram a eles, desde pequenos, que sua natureza era um problema. Que sua força era opressão. Que sua masculinidade era tóxica. E então veio a confusão", afirma o texto explicativo do evento.

Na página de divulgação, Juliano enfatiza que a série de palestras — programadas para os dias 24, 25 e 26 de julho — não é um evento religioso ou de autoajuda, tampouco um movimento político. "Sem militância, sem clube, sem agenda. Só uma provocação honesta", destaca. "Não tem treinador com frases de efeito. Tem referências sólidas e conteúdo real."

Palestrantes confirmados

O evento contará com mais de 30 palestrantes, segundo a organização. Entre os nomes já confirmados estão: a empresária Barbara Mendes, formada em Gestão de Serviços de Saúde; o conferencista Bene Barbosa, especialista em armas e munições e instrutor de armamento e tiro; o comentarista político Bruno Garschagen; o urologista Diogo Wink; o pesquisador Fernando Lino; o empresário Gabriel Kanner; o psiquiatra Ítalo Marsili; o lutador de MMA Rodrigo Minotauro; a empresária Letícia Cazarré; a jornalista Mônica Salgado; o pastor e teólogo Anderson Silva; o teólogo Pedro Augusto; e o pediatra Thiago Castro.