Curiosidades
Em show surpresa, Bruce Springsteen critica operações do ICE e homenageia mulher morta em Minneapolis
Cantor critica governo Trump, cita "táticas de Gestapo" e dedica "The Promised Land" a Renee Good
Bruce Springsteen denunciou o envio de agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE, na sigla em inglês) pelo governo Trump a cidades dos Estados Unidos e dedicou uma música a Renee Good, mulher morta recentemente por um agente do ICE em Minneapolis, durante apresentação surpresa no sábado, em Nova Jersey.
Ao participar do Light of Day Winterfest, em Red Bank, Nova Jersey, Springsteen declarou à plateia: “Estamos vivendo tempos incrivelmente críticos. Os Estados Unidos, os ideais e os valores que defenderam ao longo dos últimos 250 anos estão sendo testados como nunca haviam sido nos tempos modernos”, segundo vídeos que circularam online.
O cantor acrescentou: “Se você acredita no poder da lei e que ninguém está acima dela, se você se opõe a tropas federais fortemente armadas invadindo uma cidade americana e usando táticas de Gestapo contra nossos concidadãos, se você acredita que não merece ser assassinado por exercer seu direito americano de protestar, então mande uma mensagem a este presidente.”
Springsteen também mencionou o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, que havia usado um palavrão para pedir que o ICE deixasse a cidade. Em seguida, dedicou a música “The Promised Land”, que retrata a luta de um jovem da classe trabalhadora por um futuro melhor, a Renee Good.
“Esta é para você e para a memória da mãe de três filhos e cidadã americana Renee Good”, afirmou ele à plateia.
Em resposta, Abigail Jackson, porta-voz da Casa Branca, declarou em nota no domingo que ninguém se importava com as “más opiniões políticas” de Springsteen.
“Se ele realmente acreditasse no poder da lei”, disse ela, “entenderia que criminosos estrangeiros em situação ilegal devem ser deportados, que atrapalhar operações federais de aplicação da lei é crime e que agentes têm o direito de agir em legítima defesa se um indivíduo estiver usando seu carro como uma arma mortal.”
Renee Good foi morta a tiros por um agente do ICE, Jonathan Ross, em 7 de janeiro, em Minneapolis. Segundo as autoridades, Ross estava posicionado próximo à parte dianteira do carro de Good e disparou sua arma após ela avançar em sua direção e, em seguida, virar para a direita. O presidente Donald Trump e membros do governo afirmaram que Good havia “transformado seu veículo em uma arma” contra o agente.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso