Curiosidades

BTS: Por que a volta do grupo sul-coreano foi o grande assunto do pop deste começo de 2026?

Após hiato entre 2022 e 2025 para cumprimento do serviço militar, grupo anuncia álbum inédito e turnê internacional, incluindo o Brasil

Agência O Globo - 14/01/2026
BTS: Por que a volta do grupo sul-coreano foi o grande assunto do pop deste começo de 2026?
BTS: Por que a volta do grupo sul-coreano foi o grande assunto do pop deste começo de 2026? - Foto: Reprodução

O fenômeno global do K-pop voltou a dominar as conversas no universo pop em 2026. Após impulsionar a cultura sul-coreana pelo mundo, o BTS — grupo formado em 2010 e responsável por mais de 40 milhões de álbuns vendidos e performances históricas em arenas internacionais — retorna após um período de pausa devido ao serviço militar obrigatório de seus integrantes.

BTS no Brasil: expectativa e mobilização dos fãs

Sinônimo de K-pop e precursor da onda sul-coreana que conquistou o planeta, o BTS anunciou, em 14 de junho de 2022, um hiato para que Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook cumprissem os 18 meses de serviço militar. A volta do grupo era aguardada para 2025, mas a confirmação veio apenas no início de 2026, quando a BigHit Music revelou o lançamento do quinto álbum de estúdio do BTS para 20 de março. O anúncio movimentou milhões de fãs do ARMY e chegou a sobrecarregar a plataforma Weverse.

Superturnê mundial inclui o Brasil

O retorno foi selado com o anúncio de uma turnê mundial: 79 shows em 34 países, incluindo três datas em São Paulo — 28, 30 e 31 de outubro. Ainda não há informações sobre local ou preços dos ingressos. Além da capital paulista, o BTS passará por Bogotá, Lima, Santiago e Buenos Aires na América Latina. A turnê começa em Goyang, cidade natal do grupo, nos dias 9, 11 e 12 de abril, e segue para Japão e Estados Unidos.

Em São Paulo, a mobilização dos fãs já começou: há acampamentos em shoppings na Zona Sul à espera dos ingressos. Em ocasiões anteriores, o poder de mobilização do ARMY já havia se destacado, como quando mais de 8 mil fãs receberam o grupo no aeroporto e lotaram dois shows no Citibank Hall.

A última passagem do BTS pelo Brasil foi em maio de 2019, com a turnê “Love Yourself: Speak Yourself”, que reuniu multidões em dois shows no Allianz Parque.

Novos projetos e amadurecimento

O novo álbum será o primeiro de inéditas desde “Map of the Soul: 7”, de fevereiro de 2020. Em 2022, o grupo lançou a coletânea “Proof”, enquanto, durante o hiato, os membros investiram em projetos solo. J-Hope, por exemplo, lançou “Jack In The Box” e se apresentou como atração principal do Lollapalooza.

Em 21 de junho de 2025, todos os integrantes foram dispensados do serviço militar e, em novembro, Jimin revelou que o grupo havia concluído as gravações do novo álbum. Em entrevista à Apple Music, J-Hope comentou sobre a evolução do BTS durante o período afastado: “Acho que, com o tempo, cada um de nós refinou sua identidade única à medida que trabalhávamos em nossas próprias músicas, lançávamos nossos projetos solo e fazíamos nossas próprias coisas. O mais curioso para mim é quando nossas identidades, que se moldaram de maneiras diferentes, se unem como BTS. Estou curioso para ver como será... Acho que vai ser uma energia incrível.”

Mudanças visíveis e novas perspectivas

O serviço militar trouxe transformações perceptíveis aos integrantes, hoje entre 28 e 33 anos. Fotos recentes mostram, por exemplo, V e Jungkook com físico mais robusto e amadurecido. Com a nova fase, surgem especulações sobre a continuidade da filosofia do BTS, marcada por músicas pop impecáveis e letras que abordam temas como direitos LGBTQIA+, saúde mental e a pressão do sucesso — assuntos ainda sensíveis na Coreia do Sul.