Curiosidades

Gretchen vive 'novo auge' nas redes sociais e vira fenômeno entre gerações

'Acho que ela é o maior fenômeno cultural da história do Brasil. É inacreditável o hiperfoco que nós temos nela, que está há uns 15 anos na soberania de gifs na internet', destaca um internauta; outra diz que a rainha do rebolado 'precisa ser estudada'

Agência O Globo - 21/12/2025
Gretchen vive 'novo auge' nas redes sociais e vira fenômeno entre gerações
Gretchen - Foto: Instagram - @mariagretchen

Se você está nas redes sociais, provavelmente já se deparou, nos últimos dias, com a receita de suspiro com sorvete de flocos ou com sucessos como "Freak lee boom boom", "Conga conga", "Piripipi" e "Tcha tcha tcha boom boom". Todas têm algo em comum: Gretchen. No X, Instagram ou TikTok, o nome da "rainha do rebolado" segue em alta entre os internautas.

O fenômeno recente não se resume à música. Resgatando memes, vídeos e histórias antigas, até uma alfinetada de Elis Regina (1945-1982) veio à tona. "Dizem que sou a maior cantora do mundo, mas quem vende disco é a bunda da Gretchen", disse a intérprete gaúcha em matéria da revista Manchete publicada em 1987, cinco anos após sua morte. Com o compacto "Conga, conga, conga" (1980), Gretchen conquistou Disco de Ouro, vendendo 500 mil cópias. Em 1981, foi o 8º disco mais vendido do Brasil, segundo a lista da Nopem.

"A Gretchen é a cantora que mais sofreu com misoginia e machismo no Brasil. Em qualquer outro lugar do mundo, uma artista que vendeu 14 milhões de discos seria no mínimo respeitada, mas sempre resumiram a carreira dela a sexo, por isso ela até hoje não aceita certas brincadeiras", observou um internauta.

Como Gretchen se mantém tão atual nas redes? O repórter Emannuel Bento, do Jornal do Commercio, explica: "Fascinado ao ver pessoas nascidas depois de 2005 descobrindo que Gretchen era uma diva pop brasileira. Mesmo tendo estourado nos anos 70/80, ela permaneceu como figura recorrente nos principais programas de auditório ao longo das décadas, chegando aos realities dos anos 2010. Essa presença contínua na televisão tornou possível a Gretchen dos memes de hoje".

A relevância de Gretchen é reconhecida por diferentes gerações. "A nossa geração contempla a Gretchen de forma cômica e irônica através dos estáticos, gifs e cortes de realitys, mas esquecemos que ela foi uma it girl pin-up hipnotizante e talentosíssima no auge de sua juventude, olha esses movimentos, o sex appeal, as roupas, penteado, tudo", escreveu um internauta. O ex-BBB André Gabeh compartilhou a publicação e destacou: "Post muito necessário. Gretchen era a encarnação do carisma e tinha movimentos e uma linguagem corporal só dela. E TODO MUNDO AMAVA".

Outro internauta foi além: "Acho que a Gretchen é o maior fenômeno cultural da história do Brasil. É inacreditável o hiperfoco que temos nela. Ela está há uns 15 anos na soberania de gifs na internet e, de tempos em tempos, surge um movimento que traz ela mais forte que nunca para a timeline".

"Real que a Gretchen precisa ser estudada. A relevância dela em todas as gerações. O boom dela no Twitter começou lá atrás, quando entrei nessa rede no meu outro perfil que caiu. O uso de gifs e memes constantes, o rosto dela nunca caiu em desuso aqui. A maior de todas", concluiu outro perfil.