Curiosidades

Galeria Maneco Müller: Multiplo comemora 15 anos com duas exposições consecutivas

Paulo Sérgio Duarte, responsável pela seleção das obras, foi o primeiro curador convidado pelo espaço para assinar uma exposição

Agência O Globo - 20/12/2025
Galeria Maneco Müller: Multiplo comemora 15 anos com duas exposições consecutivas
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Para celebrar 15 anos de trajetória, a Galeria Maneco Müller: Multiplo, situada no Leblon, Zona Sul do Rio, inova ao convidar, pela primeira vez, um curador para assinar uma de suas exposições. O crítico e pesquisador Paulo Sérgio Duarte é o responsável pela seleção, dividida em duas mostras consecutivas e intitulada por ele de “O espetáculo da coerência”.

As exposições coletivas promovem o diálogo entre artistas de diferentes origens, gerações e práticas. A primeira mostra, já em cartaz e aberta ao público até 23 de janeiro, reúne nomes como Eduardo Sued (que completará 100 anos em 2025), Waltercio Caldas, Beth Jobim, Célia Euvaldo, Renata Tassinari e José Resende. A segunda exposição, com inauguração prevista para 29 de janeiro, destaca obras de Tunga, Cildo Meireles, Angelo Venosa, Carlos Vergara, Antonio Dias, Ana Holck, Luiz Zerbini e Walter Carvalho.

“A maioria das obras pertence ao próprio acervo da galeria. São poucos empréstimos, o que reforça a coerência na qualidade, aspecto que destaquei no título da mostra”, explica Duarte. “Devido ao espaço físico da galeria e ao número de artistas que desejávamos incluir, optamos por realizar duas exposições. Outro ponto relevante é que, ao longo desses 15 anos, as escolhas priorizaram questões ligadas à linguagem artística, e não temas políticos, tão comuns atualmente.”

O espetáculo da coerência
Onde: Maneco Müller : Multiplo — Rua Dias Ferreira, 417/206, Leblon (2259-1952).
Quando: Segunda a sexta, das 10h às 18h30 (sábados, somente com agendamento).
Exposição 1: até 23/1/26.
Exposição 2: de 29/1/26 a 6/3/26.
Quanto: Entrada gratuita.