Curiosidades

Com estética minimalista, anéis de noivado com cravação bezel viram tendência e conquistam até Taylor Swift

Mais segura e versátil, a cravação que envolve a pedra em metal é mania entre designers, noivas e celebridades

Agência O Globo - 14/12/2025
Com estética minimalista, anéis de noivado com cravação bezel viram tendência e conquistam até Taylor Swift
- Foto: Instagram - @taylorswift

Em 2023, Lisa Warren, redatora freelancer que vive no bairro do Brooklyn, em Nova York, começou a procurar um anel de noivado antes de um pedido esperado. Ela queria algo minimalista, mas também marcante.

Nada parecia exatamente certo até que ela descobriu as cravações em bezel, um estilo que envolve a gema com uma borda contínua de metal. Ela enviou ao então namorado uma pequena lista de solitários com bezel que lhe pareciam “limpos e atemporais, mas não tradicionais”, disse.

Ele fez o pedido em dezembro de 2023 com um diamante de cravação bezel hexagonal, em uma aliança de ouro. À primeira vista, a gema parece redonda, mas revela uma geometria sutil quando observada de perto, contou ela. “Passei a amar como o bezel faz o ouro parecer parte do próprio desenho.”

Um número crescente de pessoas prestes a se noivar tem se inclinado para anéis com cravação bezel. Por quê? “Diamantes em bezel ficam exatamente no ponto de tensão entre o moderno e o vintage”, disse Emily Carmeli, estrategista cultural e professora da Parsons School of Design, em Nova York, “e é por isso que eles parecem tão relevantes agora”. (O fato de o anel de noivado de Taylor Swift ter cravação bezel também não atrapalha.)

Parte do apelo pode estar na robustez da cravação, em comparação com algo como a de quatro garras. “Eu moro em Nova York, então estou andando pela cidade, pegando metrô e mantendo as mãos ocupadas”, disse Warren. “Sinto-me mais segura sabendo que o diamante está encapsulado. Eu ficaria preocupada com uma garra se soltando.”

Muitas noivas ainda querem gemas grandes, disse Steph Mazuera, designer de joias em Nova York, e querem que elas pareçam seguras. “Ter uma pedra grande não significa levar uma vida delicada — você passeia com o cachorro, carrega compras, faz tarefas domésticas”, afirmou. “Um bezel permite fazer tudo isso sem preocupação.”

“O bezel parece clássico, chique”, disse Leigh Plessner, CEO e diretora criativa da marca de joias Catbird.

A Catbird lançou um anel de noivado com cravação bezel há cerca de três anos, e hoje ele está entre os itens mais vendidos. O estilo cresce em popularidade, em parte, porque combina bem com outras tendências minimalistas, incluindo alianças lisas e mais robustas e silhuetas simples, disse Plessner.

“Bezels parecem elegantes e intencionais”, afirmou Ashley Booth, designer de joias da Filadélfia. “Não há ruído — apenas linhas limpas e uma pedra bonita.”

O TikTok ajudou a acelerar a tendência, com designers publicando vídeos demonstrativos que alcançaram alto engajamento. “As tendências estão em constante evolução, e a tecnologia só acelerou esse processo”, disse David Steinmetz, joalheiro em Nova York.

Mas há também um elemento do passado que contribui para a popularidade do estilo. Paige Rubin, historiadora da moda e fundadora da Taste Studio, que vende produtos vintage de luxo, disse que o bezel “se alinha perfeitamente ao design déco — bordas marcadas, metálicos e linhas gráficas”. Ela observou que as joias art déco se tornaram populares após a Primeira Guerra Mundial, como um movimento em direção ao glamour e à exuberância.

Os bezels podem ser inteiros, meia-cravação, divididos ou até flutuantes — e, se a parede do bezel for espessa o suficiente, pedras menores podem ser cravadas diretamente nela. “Adoro os meio-bezels — você tem segurança e mais luz entrando na pedra”, disse Booth. “Também tenho visto bezels em camadas que continuam a linha do metal até a aliança.”

Steinmetz acredita que os anéis com bezel se tornaram mais desejados por três razões: expressão pessoal, redes sociais e custo. Como os bezels usam mais metal, permitem formas mais distintas e maior personalização. Ele também notou um aumento no uso de diamantes cultivados em laboratório, que são mais baratos do que as pedras naturais, liberando orçamento para designs mais ousados que utilizam mais metal.

“Diamantes e safiras são ótimos para bezels porque são duros”, disse Booth. “Uso principalmente ouro 14 quilates e platina — ambos muito duráveis. Pedras mais macias, como opala ou água-marinha, podem ser cravadas em bezel, mas é preciso cuidado.”

Melissa Moynihan, analista de tendências para marcas, disse que parte do apelo do bezel vem de sua amplitude. “O que torna o bezel tão versátil é sua capacidade de se adaptar a diferentes lapidações”, afirmou.

Mais celebridades também têm optado por bezels. O anel de noivado de Taylor Swift, com diamante old mine, já gerou pedidos “inspirados” no modelo.

“Também vimos recentemente o lapidado esmeralda de Lily Collins em ouro rosé e o diamante redondo de Rihanna em ouro amarelo”, disse Moynihan — ambos os anéis têm cravação bezel.

“Qualquer celebridade que opte por um anel com cravação bezel vai inspirar outras pessoas a escolherem um também”, disse Kindred Lubeck, da Artifex Fine Jewelry, em Nova York, que desenhou o anel de Swift. “Gostamos mais de algo quanto mais o vemos.”