Cultura Pop

Casa de Artes de Paquetá encerra ciclo de oficinas gratuitas no feriado

Projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA) integra programa de fomento à cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Agência O Globo - 19/01/2026
Casa de Artes de Paquetá encerra ciclo de oficinas gratuitas no feriado
Casa de Artes de Paquetá - Foto: Reprodução / Instagram

O Projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA), que promove oficinas gratuitas de teatro, dança, canto e arteterapia, realiza nesta terça-feira (20), feriado do Dia de São Sebastião, o último dia de suas atividades formativas na Ilha de Paquetá. Idealizada pela atriz e educadora Jessyca Meyreles, a iniciativa foi contemplada pelo Edital "Pró-Carioca", programa de incentivo à cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

"Essas oficinas funcionam como um processo de construção coletiva, com a proposta de democratizar o compartilhamento de técnicas que reúnem saberes de mestres nacionais e internacionais", afirma Jessyca Meyreles.

De acordo com a idealizadora, o UTA busca desenvolver a consciência da integração entre corpo, mente e voz por meio de jogos cênicos, corporais e de canto, além de práticas de arteterapia. As atividades abrangem ainda técnicas de oratória e retórica, como projeção vocal e embocadura cênica.

"É importante destacar que, ao longo do projeto, os alunos desenvolvem habilidades de improvisação em diferentes jogos cênicos, técnicas de aprimoramento da interpretação e fortalecem a expressão individual e coletiva", ressalta Jessyca.

Em 2026, o projeto ampliou a faixa etária do público atendido e passou a incorporar a arteterapia como suporte às aulas de improvisação, canto, dança e expressão corporal, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento dos participantes e de suas famílias. A iniciativa também visa incluir crianças neurodivergentes, promovendo maior diversidade e inclusão no processo formativo.

As oficinas contam com a participação de artistas indígenas como educadores. Entre eles está o professor Yumo Apurinã, responsável pelas aulas de interpretação e improvisação, reconhecido por fomentar saberes tradicionais.

"Não é mais possível pensar as artes sem diversidade e sem a presença de minorias representativas. Pessoas historicamente enquadradas como minorias também consomem cultura e precisam fazer parte de todos os nossos planejamentos enquanto produtores", conclui Jessyca Meyreles.

Serviço

Encerramento do Projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA)

Público: até 50 participantes, com idades entre 6 e 80 anos

Data: 20 de janeiro

Horário: 15h

Local: Casa das Artes de Paquetá – Praça de São Roque, 31, Campo, Paquetá (Praça do Padroeiro)