Cidades
BRK diz que a Prefeitura de Maceió é responsável por fiscalizar ligação irregular de esgoto na Ponta Verde
Despejo de cerca de 20 mil litros de esgoto por dia no mar foi identificado durante a Operação Língua Suja; BRK afirma que atuou para cessar o lançamento
Após a constatação de uma ligação irregular que despejava cerca de 20 mil litros de esgoto por dia no mar da Ponta Verde, a BRK Ambiental esclareceu que a fiscalização e a gestão da rede de drenagem de águas pluviais são de responsabilidade da Prefeitura de Maceió. O caso foi identificado na segunda-feira (12), durante a Operação Língua Suja, que monitora pontos de lançamento irregular de esgoto na orla da capital.
De acordo com a fiscalização, o despejo irregular tinha origem em uma caixa de passagem localizada na calçada de um edifício residencial. O esgoto estava conectado indevidamente à rede de drenagem pluvial, sistema destinado exclusivamente ao escoamento da água da chuva, e não ao transporte de efluentes sanitários.
A Prefeitura de Maceió informou que o lançamento irregular contribuiu para a contaminação da faixa de areia da praia da Ponta Verde. A prática é proibida pela legislação ambiental, e, diante da irregularidade, o município notificou a BRK para que fossem adotadas as providências necessárias para corrigir a falha operacional.
Em nota oficial, a BRK Ambiental afirmou que, assim que tomou conhecimento da situação, adotou medidas para cessar o lançamento irregular. A concessionária ressaltou, no entanto, que a ligação correta dos imóveis ao sistema público de esgotamento sanitário é de responsabilidade dos clientes, conforme prevê a legislação.
A empresa também destacou que a conexão irregular identificada é anterior ao início da operação da concessionária na Região Metropolitana de Maceió, reforçando que sua atuação se limita à operação e disponibilização da rede de esgoto, enquanto a fiscalização da rede de drenagem cabe ao poder público municipal.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026