Cidades
Prefeito Luciano Barbosa participa da formatura de mais de mil agentes de saúde
Cerimônia do programa Mais Saúde com Agente reuniu autoridades federais, estaduais e municipais em Arapiraca
O prefeito Luciano Barbosa participou, nesta sexta-feira (12), da cerimônia de formatura de mais de mil agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), concluintes do programa nacional Mais Saúde com Agente. O evento foi realizado no Espaço HD Hall, no bairro Senador Arnon de Mello, em Arapiraca, e marcou um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Organizada pelo Ministério da Saúde, a solenidade contou com a presença do secretário da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, que representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O Mais Saúde com Agente é a maior política de qualificação das categorias de ACS e ACE no país, oferecendo cursos técnicos voltados ao fortalecimento do vínculo com a população, à ampliação da qualidade do cuidado e à integração entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde.
Durante o evento, Luciano Barbosa destacou a importância dos agentes para o funcionamento do SUS e para a promoção da saúde pública. “Os agentes de saúde sabem onde estão as pessoas que mais precisam dos serviços de saúde pública. São profissionais imprescindíveis no sistema SUS para a promoção da saúde da nossa gente”, afirmou o prefeito.
A cerimônia contou ainda com a presença de representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Secretaria Municipal de Saúde, da presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias (Conacs), Ilda Angélica, do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários e de Endemias da Região Metropolitana do Agreste Alagoano (Sindagreste), Jader Albuquerque, do presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Léo Saturnino, além da vereadora Jackeline Barbosa e de outras autoridades e convidados.
A formatura reforça o investimento na qualificação profissional e o fortalecimento das políticas públicas de saúde, com impacto direto na melhoria do atendimento à população, especialmente nas comunidades que mais dependem do SUS.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico