Lei inócua

12/01/2026
Lei inócua
- Foto: Reprodução / FREEPIK

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que obriga a instalação de desfibriladores em locais de grande circulação. A ideia, no papel, parece moderna e salvadora. Na prática, é mais uma lei que não pega.

Os aparelhos vão acabar guardados em caixas, sem uso, por um motivo simples: não haverá gente capacitada para operá-los. Desfibrilador não é extintor de incêndio. Sem treinamento, protocolo e manutenção, vira peça de vitrine, ou de fotografia em inauguração.

Proposta tola e inócua

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.