Fiat amplia portfólio no Brasil com a nova picape Titano

Modelo chega em três versões para concorrer com Hilux, Ranger, S10, L200 Triton, Frontier e Amarok

Por Sérgio Dias com Sérgio Dias 09/04/2024 08h08
Fiat amplia portfólio no Brasil com a nova picape Titano

A Fiat convidou e fomos conhecer a picape Titano, a primeira grande novidade da marca para o mercado brasileiro em 2024 que a coloca numa situação diferente da vivida por ela no mercado de picapes: conquistar um lugar no pódio, afinal com as Strada e Toro a liderança é consolidada.

“A Fiat é a marca número um em picapes há duas décadas, um dos segmentos que mais crescem no mercado. Assim, não nos acomodamos e queremos ganhar ainda mais espaço. Dessa forma, a Titano chega com a importante de missão de colocar a Fiat nas D-picapes e elevar ainda mais a participação da marca na categoria em que domina, além de colaborar fortemente para a longevidade da nossa liderança no segmento”, explicou durante o lançamento da picape Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.

Para completar o portfólio de picapes da marca e entrar em um segmento que a Fiat não participava, a Titano será oferecida nas versões de entrada Endurance, com preço a partir de R$ 219.990,00; a intermediária Volcano, com preço a partir de R$ 239.990,00 e a topo Ranch, com preço a partir de R$ 259.990,00.

Para competir com as fortes Hilux, Ranger, S10, L200 Triton, Frontier e Amarok, a Fiat foi buscar um nome inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo. O nome Titano ainda tem vínculo com o metal titânio, que possui alta resistência e durabilidade.

Projeto global da Stellantis, dona de algumas marcas, entre elas a Fiat, a Titano tem na sua origem a picape Peugeot Landtrek, que é comercializada no Chile, por exemplo. Para o Brasil o modelo recebeu novas suspensões, coxins de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas para garantir conforto sem perda da capacidade off-road, além de maior distância do solo e aderência.

Todas as versões são equipadas com o motor 2.2l Turbodiesel de 180 cavalos de potência, com 40,8 kgfm nas versões Volcano e Ranch, equipadas com câmbio automático de seis velocidades e 37,7 kgfm na versão Endurance, equipada com câmbio manual de seis velocidades.

Para otimizar a tração em qualquer condição de aderência e carga, é possível selecionar três modos de tração: 2H (2 High Speed) em que a tração fica 100% nas rodas traseiras; 4H (4 High Speed) que é utilizada quando o veículo está em terrenos desafiadores e 4H (4 Low Speed) ideal para quando é necessário maior torque, principalmente em condições extremas de off-road.

A Fiat Titano tem 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.898 mm de altura (com barras longitudinais), 3.180 mm de distância entre eixos e o maior volume de caçamba da categoria com 1.314 litros. Ainda possui 235 mm de distância do solo, 29° de ângulo de entrada e 27° de ângulo de saída.

A Titano também conta com rodas de liga-leve de até 18”, que além de darem um ar mais robusto à picape, também possuem grande funcionalidade na utilização off-road e ao carregar cargas mais pesadas.

No design a Fiat Titano tem a frente composta pela nova grade, que antecipa a linguagem de design da marca e a nova interpretação da Fiat Flag. A assinatura dos faróis DRL LED e o skidplate completam o visual frontal do modelo. Externamente, o conjunto de maçanetas e retrovisores cromados, de gosto um pouco duvidoso.

Por dentro a Fiat Titano oferece 27 litros de porta-objetos, divididos de forma inteligente para facilitar o dia-dia do motorista e passageiros com espaços para armazenamento até abaixo dos bancos. Também há ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros, que podem ser usados para pendurar bolsas ou mochilas de até 4 quilos, que evitam que o objeto caia durante a condução.

O painel conta com cluster com tela digital colorida 4.2” e central multimidia de 10”, voltados para o motorista, o que garante ainda mais praticidade no uso e funcionalidade. Além disso, ainda é possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos através das duas entradas USB acessíveis diretamente no console central. O volante multifuncional é em couro e traz o Fiat Script.

Os bancos são de couro com costuras e os assentos dianteiros possuem ajuste elétrico, inclusive para o passageiro, garantindo um conforto extra. Já os traseiros, são modulares e podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até 100 quilos atrás da segunda fileira de bancos.

A Fiat Titano vem bem equipada em relação à tecnologia trazendo tudo que o cliente precisa, como a central multimídia de 10” que pode ser personalizada e navegação embarcada TomTom, que facilita o acesso as várias configurações do carro, além de contar com Apple Carplay e Android Auto, para conexão com o celular.

Conta ainda com ar-condicionado digital dual zone e keyless entry’n go (chave presencial com partida por botão). Além disso, traz também alerta de posição do volante, que avisa e orienta o motorista para alinhar a direção antes de sair com o carro, útil para evitar pequenas colisões ao sair de vagas.

A câmera 360° off-road, além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção. Tudo isso graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo, que garantem que esteja pronta para enfrentar qualquer terreno.

Em relação à segurança, a Titano conta com seis airbags, sete alças de segurança e recursos que auxiliam para uma direção mais segura. Além disso, a picape traz alerta de saída de faixa, que, por meio de uma câmera, reconhece linhas contínuas ou descontínuas, analisa a imagem e aciona um alerta visual e sonoro em caso de desvio de direção.

Outra funcionalidade é o "Hill Descent Control" (HDC), assistente para descidas que permite um controle perfeito e seguro da Titano e da sua trajetória em declives acentuados. O sistema permite a descida do veículo em baixa velocidade, proporcionando mais controle e segurança.

A Nova Fiat Titano conta também com detector de pressão dos pneus (TPMS). O recurso garante que o motorista seja informado continuamente em caso de perda de pressão em um ou mais pneus diretamente na tela da picape, além de avisar sobre um possível furo antes que o pneu esvazie totalmente. Esta é uma vantagem em termos de segurança fora de estrada e ajuda a manter a pressão ideal para controlar o consumo de combustível.

Para completar, a Titano é equipada com ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução, assistente de partida em rampa (hill start assist), controle de tração e o Trailer Swing Control, que traz estabilidade para o reboque. O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

A nova picape da Fiat está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Prata Billet, além da sólida Branco Ambiente.

Confira um vídeo com a Fiat Titano aqui: https://youtu.be/tSf8Jtg6gVQ.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

McLaren confirma venda do Artura Spider 2025 no Brasil


A McLaren revelou o novo Artura Spider, seu primeiro conversível com trem de força híbrido de alto desempenho, segundo modelo da linha Artura e deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2024, por preço ainda a ser definido.

O novo Artura Spider registra peso seco de apenas 1.457 quilos, somente quilos a mais que o Artura cupê. Em combinação com os 700 cavalos de potência do trem de força híbrido de alto desempenho, isso proporciona uma relação peso/potência de 480 cv/ton.

Arrecadação do IPVA no Brasil atinge R$ 81,02 bilhões em 2023


Estudo divulgado pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação revela que o IPVA recolheu em 2023 o total de R$ 81,02 bilhões, demonstrando um aumento de 23,58% em sua arrecadação se comparado com 2022.

Na análise estadual é notável que São Paulo segue mais um ano, se comparado com o último resultado do estudo, na liderança da maior quantia de arrecadação do tributo, sendo R$ 28,31 bilhões, enquanto Roraima, em 2023, apresentou a menor, atingindo apenas R$ 121 milhões.

Motoristas profissionais podem evitar multas por exame toxicológico vencido


Motoristas das categorias C, D e E com a CNH vencida e motoristas das mesmas categorias com exames toxicológicos pendentes, poderão, até o fim de abril, regularizar sua situação e evitar as multas relativas ao exame. A ABTox – Associação Brasileira de Toxicologia estima que cerca de 2,3 milhões de condutores profissionais estejam com a carteira vencida.

"A oportunidade de realizar o exame toxicológico no prazo estipulado serve para que o motorista consiga tanto renovar a sua CNH vencida quanto regularizar sua situação de exame toxicológico pendente e ficar livre das penalidades" ressalta Renato Borges, presidente da ABTox.

Porsche apresenta modelo que acelera de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos


A Porsche ampliou a linha Taycan com as novas versões Turbo GT e Turbo GT com pacote Weissach, este último construído para as pistas e dispensa os bancos traseiros em favor de uma relação peso-potência ainda melhor. O lançamento no Brasil está previsto para 2025, ainda sem preços e especificações.

O Taycan Turbo GT precisa de apenas 2,3 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h, ou apenas 2,2 segundos com o pacote Weissach. A aceleração de 0 a 200 km/h é de 6,4 segundos para o Taycan Turbo GT sem/com pacote Weissach.

REVO vai apresentar na LAAD 2024 sua linha completa de veículos especiais


A REVO vai participar da LAAD Security & Defence 2024, que vai acontecer nos dias 2, 3 e 4 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com a sua linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso.

“Nosso planejamento aponta para um crescimento expressivo do faturamento neste ano comparado ao ano passado. Participar da LAAD 2024, inclusive, é uma ótima oportunidade de mostrar nossa força e nossa capacidade de ampliar a atuação neste segmento, visto que estaremos em contato diretamente com nosso público-alvo, não só do Brasil, como de outros mercados latino-americanos”, explica Flavio Padovan, CEO da REVO.

Ônibus elétrico e-Volksbus será produzido no segundo semestre de 2024


A VWCO - Volkswagen Caminhões e Ônibus confirmou que dará início à produção de seu ônibus elétrico ainda em 2024. O modelo chamado e-Volksbus está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ).

O e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. O modelo apresentado no evento tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 quilômetros, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

Por aplicativo será possível transferir a propriedade do veículo em São Paulo


O Detran-SP – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo deu início ao serviço pioneiro de processamento de transferência totalmente digital de veículos automotores em todo o Estado, tornando o processo mais dinâmico e seguro.

A TDV - Transferência Digital de Veículos é 100% automatizada e São Paulo será o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica, com todas as validações no mesmo acesso.

“Kart sobre as águas” acelera a mais de 80 quilômetros por hora


A Fibrafort, um dos maiores estaleiros da América Latina, apresentou a Focker 212, modelo de 21 pés fabricado equipado com um motor de 175 cavalos de potência e capaz de atingir o equivalente a mais de 80km/h - velocidade alta para uma embarcação deste porte.

“A Focker 212 é um projeto muito feliz, pois explora cada canto do barco com muita versatilidade para um modelo de 21 pés. Durante a navegação, parece que ele ‘gruda’ na água mesmo, como um kart”, relata o capitão de testes Marcio Ishihara e especialista em náutica de renome nacional.

Audi traz os exageros positivos do RS 6 Avant Performance para o Brasil


A Audi apresentou para o mercado brasileiro a Stationwagon, ou como dizem os antigos a “perua” RS 6 Avant Performance, que ganhou novo visual, mais equipamentos e ajustes dinâmicos que reduziram o seu peso total e deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo.

O modelo é equipado com motor de 630 cavalos de potência, torque de 850 Nm, transmissão tiptronic de oito velocidades para o sistema de tração integral permanente quattro, acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e está disponível na rede de concessionárias da marca com preço a partir de R$ 1.213.990,00.