Renan e Kassab discutem aliança no comando do Congresso contra Arthur Lira
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) revelou a imprensa em gravação no Cafezinho do Senado, na noite desta quarta-feira (2), que já está conversando com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, sobre uma possível aliança para a disputa pelo comando do Congresso.
O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defende que a disputa só deva ser deflagrada em meados do ano que vem. No programa "Roda Viva", da TV Cultura, na última segunda-feira (3), irritado, Arthur Lira avisou que quem o promover essa antecipação "vai criar problema" com ele.
Na verdade, o presidente da Câmara já tem candidato próprio à sua sucessão, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA). Ele teme que o governo apoie outro nome e, por sso, ameaça travar votações na Câmara se a disputa por seu cargo for antecipada.
Adversário de Arthur Lira na política alagoana, Renan já havia tentado fechar um bloco com o PSD no ano passado para a disputa pelo comando da Câmara e do Senado. Teve que abortar o projeto a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para não atrapalhar a transição.
Agora Renan disse à coluna que não vê mais motivo para adiar o projeto. Revelou que se encontrou nesta semana com Kassab para retomar as negociações. Segundo ele, como 2024 é o último ano de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no comando do Senado, Kassab pretende fazer do líder do partido na Câmara, Antônio Brito (BA), o futuro presidente da Câmara.
À coluna Renan disse que pretende fechar no MDB o compromisso de que o partido lançará candidato a presidente do Senado e, logo após, se acertar com Kassab pelo apoio ao candidato do partido na Câmara.