Alagoas
Médica do Hospital da Criança explica os cuidados com a saúde feminina desde a infância
Conscientização e prevenção são fundamentais
Desde 2024, o mês de outubro também é marcado pela campanha de prevenção, orientação e diagnóstico precoce de condições e doenças em meninas e adolescentes, mais conhecida como Outubrinho Rosa. Por isso, a hebiatra Valéria Cajé, que atua no Hospital da Criança de Alagoas, em Maceió, explica a importância de conscientizar os pais e mães dos pequeninos.
A especialista afirma que o objetivo dessa campanha é informar pais e responsáveis sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de condições de saúde uroginecológicas que afetam meninas desde cedo. “Assim como o Outubro Rosa lembra os adultos sobre a importância da prevenção, o Outubrinho Rosa nasce para cuidar da saúde das nossas meninas desde a infância e a adolescência”, salienta Valéria Cajé.
Algumas condições merecem mais atenção como infecções urinárias frequentes, dificuldade para controlar a urina, enurese noturna (que é o famoso xixi na cama), irritações ou infecções na área genital e malformações urológicas ou genitais. Quanto antes diagnosticadas, maiores as chances de tratamento, conforme ressalta a hebiatra do Hospital da Criança de Alagoas.
HPV
Outro ponto importante da campanha é a conscientização sobre a vacina do HPV (papilomavírus humano), que está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos, a partir dos 9 anos de idade. A imunização protege contra o câncer de colo do útero, de ânus, de orofaringe e contra verrugas genitais.
Para a hebiatra Valéria Cajé, a prevenção de doenças que afetam as pessoas do sexo feminino deve começar cedo, desde os primeiros anos de vida. “Ensinar bons hábitos de higiene íntima, ter atenção a sinais como dor ou ardência ao urinar e manter consultas regulares com o pediatra faz toda a diferença”, salienta a especialista do Hospital da Criança de Alagoas.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
2A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
3BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
4POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
5ELEIÇÕES 2026
Renan Filho venceu em 71 municípios; JHC conquistou o Governo de Alagoas com 31 cidades